quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PF registra ocorrência de crime eleitoral


Em Uruguaiana, durante as eleições poucos registros foram feitos, mas o que chama a atenção é o feito pelo ex-prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice. Ele acusou a equipe do deputado Frederico Antunes de estar espalhando cavaletes de sua campanha pela cidade, forjando crime eleitoral. O registro foi feito, mas o crime não foi confirmado. 
A Polícia também recebeu denúncia quanto à impossibilidade de voto devido a ma possível fraude. Conforme a vítima, ao chegar a sua sessão, alguém já havia votado em sem lugar, tendo inclusive assinado a caderno de registros. O caso ocorreu no colégio Eliza Valls. 
Em todo o País, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apurou 2.529 casos de duplicidade ou multiplicidade de títulos eleitorais. País. Segundo o corregedor do TSE, João Otávio Noronha, o número representa apenas 0,001% do eleitorado total do País (142.822.046) e a 0,01% do total de eleitores recadastrados biometricamente (23.851.673) e, por isso, não teria potencial de prejudicar ou alterar o resultado das eleições.
Quanto aos títulos duplicados (2.467 casos), o corregedor explicou que o mais recente será cancelado, e o eleitor poderá votar normalmente uma única vez. O TSE entendeu que essas situações podem ter sido geradas por erro da própria Justiça Eleitoral durante o cadastramento biométrico, e não por má-fé do eleitor.

0 comentários: