quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Câmara quer esclarecimentos sobre espera pelas cirurgias

A Câmara busca providências para renovação do convênio entre Santa Casa e município para realização das cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde no hospital de Uruguaiana. Através de requerimento do vereador Rafael Alves (SDD), foi relatada a grande espera de pacientes para a execução dos procedimentos básicos de saúde, além do elevado custo do município com a transferência das cirurgias para outros municípios.
Em 2013, a prefeitura não renovou o convênio que complementava os valores remuneratórios para os médicos dos procedimentos realizados para os usuários do Sistema Único de Saúde. “É gasto mais de um milhão com o Tratamento Fora Domicílio (TFD), sendo que poderíamos evitar o transtorno das viagens para os pacientes e acompanhantes, valorizar o serviço dos médicos de Uruguaiana, e investir apenas 20% deste valor na própria Santa Casa”, explicou Rafael.
O líder do Governo na Câmara, vereador Fernando Tarragó, explanou sobre a complexidade do problema. “Antes havia Decreto Federal que permitia a dispensa de subsídios da Prefeitura para esse fim, situação alterada com a definição da recontratualização entre Estado e hospital, que não inclui as verbas para as cirurgias eletivas”, considerou o parlamentar.
Dessa forma, a Câmara buscará mais informações com a administração do Hospital Santa Casa de Caridade e pleiteará junto ao Governo do Estado maiores recursos para a área, a serem inclusos nos valores da recontratualização.

0 comentários: