sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Painel Ed.2352

Em foco: De esquilador a deputado

A bancada de evangélicos na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa vem crescendo significativamente. Cada vez mais as igrejas investem em candidatos que “trilham o caminho do Senhor” para representar o povo de Deus no Parlamento. Claudiomiro Mena Barreto é um deles, que concorre pela segunda vez ao cargo de deputado estadual pelo Partido da República. Aos 44 anos e morando em Uruguaiana, Claudiomiro foi vereador por dois mandatos em Quarai, sua terra natal.

Apresentação
Acontece amanhã o encerramento da IV Festival de Dança Escolar Uruguaianense. O ponto final será dado pela Banda Municipal, que se apresenta no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, às 16h.

Meditação
Aulas de meditação estão disponíveis no Centro Cultural Dr. Pedro Marini, nas segundas e quintas-feiras, das 19h às 20h30min, com a facilitadora Jane Canaparro. Informações estão disponíveis pelos telefones 3412 4718 e 9910 6528.
Acontece no dia 11/10 o IV Festival Temático do Rio Uruguai, com dez composições inéditas, a partir das 20h, na sede da Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana (AFMU), localizada na rua Estilac Leal esquina Duque de Caxias.

Prorrogação I
O secretário de Cultura Rubens Montardo Junior prorrogou até sexta-feira, 3/10, as inscrições para o Balé Municipal. Até ontem já haviam 62 pessoas inscritas. As inscrições estão sendo feiras na secretaria de Cultura, Rua Duque de Caxias, 1700.

Prorrogação II
As aulas iniciam em 20151, sob o comendo dos argentidos Mabel Pimentel e Oscar Murillo, fundadores do Ballet de Brandsen, de Buenos Aires. São 30 vagas para ambo, com mais de 18 anos.

CEU
O projeto Coral Estudantil de Uruguaiana (CEU), da secretaria de Cultura, está com inscrições abertas. O projeto é destinado a crianças de sete a 14 anos, que estejam matriculadas na rede pública de ensino. As aulas, que não se restringem a canto, mas também diversas artes e práticas esportivas, acontecem no turno inverso ao da escola, no antigo Restaurante Panorâmico do Juventude Atlético Clube, inaugurado neste mês como sede própria do projeto.

Há vagas
Há vagas na Banda Municipal de Uruguaiana. A nova turma iniciará dia 20/10, tanto no período da manhã quanto da tarde. Há vagas para saxofone, clarinete, tuba, bombardino, trombone, flauta, trompete e flugheorns. As inscrições estão sendo feitas no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, em horário comercial com o maestro Jediel Gonçalves Fagundes.

Brique
Está confirmado para o dia 19/9 a segunda edição do Brique da Praça, das 15h às 19h, na Praça Barão do Rio Branco. O evento reúne feira de artesanato e apresentações culturais. Artistas com suas obras em pintura, bordado, crochê, tricô, esculturas, placas esculpidas em madeira, brechó, compotas, pães, salgados e doces caseiros.

Feira das Etnias
Inicia no dia 10/10 a Feira das Etnias – Uruguaiana de Todos os Povos, que se estende até o dia 12/10. O evento acontece na Praça Barão do Rio Branco, organizado pela Prefeitura.
A Câmara abriu espaço para o Senac Uruguaiana explanar sobre os cursos profissionalizantes da entidade. Conforme a diretora, Oni Maria Cezimbra Dias, atualmente os cursos atendem cerca de cinco mil pessoas.

Kart I
Mesmo com a chuva, o Uruguaiana Kart Clube realizou no final de semana, a quinta e penúltima etapa do Citadino de Kart. Onze pilotos disputaram três baterias, na categoria Pró-400.

Kart II
Lucas Telles, Alfredo Martini, Rafael Telles, Cláudio Telles e Marcelo Perez terminaram a prova nas cinco primeiras posiçõe

Reforma
A Prefeitura vai reformar o Centro Cultural Pedro Marini, na esquina das ruas Santana e Duque de Caxias. As obras já tiveram início e estão sendo executadas por uma equipe de servidores da secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

Kiss
No próximo dia 2/10, o Juiz de Direito Ulysses Fonseca Louzada ouvirá mais cinco testemunhas arroladas pelas defesas dos réus no processo criminal que apura o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. Após a conclusão das oitivas das testemunhas de defesa, a instrução deverá ser encerrada, para que o Magistrado, que esteve em Uruguaiana ouvindo testemunhas de nossa cidade, decida se manda ou não os réus a júri popular.

IRT I
O prazo para apresentação da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), referente ao exercício de 2014, encerrou na terça-feira, 30/9. Poe orientação da Prefeitura, os produtores ainda utilizaram a atual tabela do município – por localidade – disponível no site da Prefeitura, que não está no sistema da Receita Federal e que causou problemas aos ruralistas nas declarações de 2009,2010 e 2011.

IRT II
A Prefeitura, porém, garantiu que a tabela poderia ser usada e que justificará as declarações que eventualmente caírem em malha por inconsistências causadas pelas diferencias da tabela. É esperar para ver. Ainda falta a Receita Federal encaminhar as declarações de 2012 e 2013.

IRT III
Em razão de um convênio firmado em 2008, entre a Prefeitura e a Receita, 100% dos valores arrecadados com o imposto – que pode ser parcelado em quatro vezes – é repassado ao município, e não 50%, como normalmente ocorre. O convenio, porém, poderá ser desfeito caso o município não elabore, já para 2015, uma nova tabela referencial nos moldes da RF – por aptidão.

0 comentários: