quarta-feira, 9 de julho de 2014

Santa Maria se torna a primeira cidade gaúcha a proibir abertura de supermercados aos domingos

O município de Santa Maria, na região Central do Estado, é a primeira cidade gaúcha a proibir, através de convenção trabalhista, a abertura de supermercados aos domingos. A decisão, que vale a partir do próximo fim de semana, põe fim a uma discussão antiga no município, uma vez que a abertura dos estabelecimentos em dias não comerciais já passou por diferentes momentos na cidade. Em 2008, quando os supermercados não abriam aos domingos, foi criado um calendário especial contemplando determinadas datas com a possibilidade de funcionamento. Feriados também foram incluídos nessa listagem.
A partir disso, periodicamente foram realizadas novas reuniões entre empresários e sindicato, que culminaram no acordo que prevê a proibição total da abertura aos domingos e feriados. 
De acordo com dados da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a decisão é a primeira do tipo no Rio Grande do Sul, e foi tomada em consenso entre trabalhadores e representantes do setor na cidade. Municípios de menor porte e localizados na mesma região, como Santiago e São Gabriel, permitem a abertura dos supermercados aos domingos, desde que sejam respeitados os direitos trabalhistas dos colaboradores – como compensação financeira e direito a folga em dia útil durante a semana.
A Agas informou que defende a liberdade de mercado, mas respeita a decisão tomada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santa Maria (Sindigêneros). A justificativa dada pelo sindicato à Agas é a suposta falta de mão-de-obra interessada em realizar jornadas de trabalho que contemplem os domingos e feriados.

0 comentários: