quarta-feira, 9 de julho de 2014

Pediatria de Uruguaiana enfrenta sérias dificuldades

A adequação para a atual realidade de demanda de casos mais complexos no setor de Pediatria levou o Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana a buscar junto à Secretaria Estadual da Saúde a alteração de sua habilitação em UTI Pediátrica para UTI Neonatal. De acordo com o administrador do HSCC, Geovane Cravo, essa necessidade se dá pela constatação de que cerca de 80% dos casos mais graves atendidos pelos especialistas da instituição são de pacientes dessa faixa etária. “A adequação se dá pela necessidade de demanda”, classifica.
A Administração do Hospital explica que atualmente dispõe de dois leitos direcionados à UTI Pediátrica (um no Pronto Socorro, outro no setor de Pediatria). Com a alteração buscada, além de passar a contar com a estrutura Neonatal, o hospital terá a adequação de um ambiente que disponibilizará para situações de necessidade três leitos de UTI Pediátrica. “Essa estrutura será concretizada a partir de doações e da participação de uma organização não governamental, ligada ao pediatra Raul Valls, que disponibilizará recursos para a realização das obras necessárias”, define Geovane Cravo.
Com a alteração, o setor de UTI Neonatal apresentará novos avanços, seguindo diretrizes sugeridas pelas autoridades em saúde pública, como a sequência de uma linha de cuidados direcionados à gestante. “Essa atenção se dará junto ao hospital do início ao fim da gestação”, pondera Cravo.
Mesmo com os avanços abrangidos pelo setor, em casos de necessidade de UTI Pediátrica a Central de Leitos do Estado estará sendo comunicada tão logo seja definida a baixa do paciente. Nesse caso, até que haja a definição de onde o paciente de alta complexidade será atendido, a Santa Casa terá, com a nova estrutura, como continuar prestando o serviço até a transferência. 
Segundo o planejamento do hospital a adequação de novo ambiente se dará dentro de um prazo de 30 dias. 
O médico Raul Valls comunicou à administração da Santa Casa que caso a pediatria não sofra melhorias imediatas, estará deixando o setor. A revolta seria em relação às condições de trabalho. Segundo o administrador do hospital, o hospital luta pela alteração de sua habilitação em UTI Pediátrica para UTI Neonatal e enquanto isso tenta oferecer o melhor serviço possível.

0 comentários: