sexta-feira, 8 de novembro de 2013

OAB ofereceu curso sobre processo e peticionamento eletrônico

A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Uruguaiana trouxe aos seus associados no dia 1 de novembro, o curso sobre processo e peticionamento eletrônico do sistema PJE (da Justiça do Trabalho) e também sobre Pré-Cadastro do Sistema TJ/RS. O treinamento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi ministrado pelos Conselheiros Federais da OAB, Dr. Carlos Thomaz Albornoz e Dr. Miguel Silveira Ramos.
O processo eletrônico será implantando definitivamente em todo o Estado no dia 23 de janeiro de 2014, o novo sistema já foi adaptado na Justiça Federal há três anos, e o Tribunal de Justiça já começou a adotar a ferramenta no Juizado Especial Cível. Em 2012 a Justiça do Trabalho implantou o processo eletrônico em 28 varas e este ano já chegou a capital. Conforme o Conselheiro Albornoz, será uma nova etapa na profissão do advogado, “nós estamos trazendo uma preparação para enfrentar uma nova etapa da advocacia que se inicia com o processo eletrônico. Esse ano implantou-se em Porto Alegre, temos 40% das varas, mas acredito que mais de 50% dos processos novos serão eletrônicos. Estamos nos preparando para enfrentar uma nova realidade e estamos aqui por um pedido da subseção de Uruguaiana e trazendo um treinamento para os colegas. A médio e longo prazo esse processo vai agilizar o trabalho, mas no momento a advocacia vai enfrentar um período de transição bastante complicado” explicou ele.
A Ordem dos Advogados do Brasil tem como objetivo levar o conhecimento sobre as diversas ferramentas do processo eletrônico para toda a classe no Rio Grande do Sul. A ministração já foi realizada em várias cidades. De acordo como o Conselheiro Ramos, o sistema é fácil, porém trabalhoso, pois mudará totalmente a forma de atuar do advogado, “quem trabalha no RS vai precisar para as atividades profissionais. Nos já viemos realizando esse curso há três anos. Esperamos que todos vejam que as ferramentas são simples e que os advogados possam manter o primeiro contato com o sistema e depois começar a buscar mais informações. É fácil, mas darão mais trabalho, pois a classe passará a ter tarefas que antes eram dos servidores, e isso pode trazer alguma complicação no inicio, mas tudo é questão de pratica” contou.
A Subseção promoveu um café da tarde aos 100 participantes. O Presidente da OAB Subseção Uruguaiana, Dr. Mauricio Blanco, disse que foi de suma importância o treinamento, de forma que, o advogado teve a oportunidade de se atualizar e conhecer um sistema que será implantado em poucos meses. “Entendemos que um evento dessa magnitude com a presença dos advogados, mostrou que nós acertamos em trazer o curso, e parece que vamos ter que trazer novamente em poucos dias. Acreditamos que esse evento é mais um momento em que fazemos o nosso trabalho como entidade de classe” concluiu o Presidente.

0 comentários: