terça-feira, 10 de setembro de 2013

Justiça condena quatro pessoas por introdução de estrangeiros irregulares no país

A 1ª Vara Federal de Uruguaiana (RS) condenou, na sexta-feira (30/8), quatro pessoas acusadas de auxiliar um grupo de chineses a entrar ilegalmente no país. Um quinto indivíduo foi responsabilizado, junto com os demais, por formação de quadrilha. O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia com base nas investigações realizadas pela Polícia Federal (PF).
De acordo com o processo, os estrangeiros chegavam ao Brasil em voos vindos de Dubai com destino ao aeroporto de Guarulhos,em São Paulo.Apósdescerem das aeronaves, permaneciam na área de desembarque internacional até serem conduzidos a conexões com voos domésticos, sem passar pelo controle migratório. O grupo, então, desembarcava no Rio de Janeiro, de onde seguia, de ônibus, até Uruguaiana.
Após analisar todas as provas, o juiz Guilherme Beltrami condenou quatro acusados pelo crime de introdução e ocultação de estrangeiros irregulares no país, sendo que um deles também foi responsabilizado por tentativa de falsificação de documento público. Os réus foram condenados, ainda, por formação de quadrilha, junto a um quinto elemento que teria participado do transporte dos estrangeiros no município gaúcho. As penas aplicadas incluem pagamento de multa, reclusão e detenção, iniciando pelo regime aberto. Um dos condenados foi beneficiado com a substituição da pena privativa de liberdade pela prestação de serviços à comunidade pelo período de um ano e um mês, além de prestação pecuniária no valor de 10 salários mínimos. Cabe recurso da sentença para o TRF4.

Município aparece na rota comumente usada por “coiotes”
Desde junho de 2012, ocorreram várias prisões em flagrante de supostos “coiotes” que estariam atuando na região. Até o momento, foram instauradas cerca de 18 investigações, havendo treze processos em andamento, somente na 1ª Vara Federal de Uruguaiana, em razão de migração irregular de chineses e africanos passando pelo município, que faz fronteira com a Argentina.

0 comentários: