sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Secretário da Cultura visita cidades da Fronteira

Para acompanhar de perto a situação dos programas e aparelhos culturais da região, o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, iniciou uma série de visitas aos municípios de Alegrete, Barra do Quaraí e Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Nesta quarta-feira (21), em Uruguaiana, esteve em audiência com o prefeito Luiz Augusto Schneider e representantes da comunidade cultural. 
A comitiva que recebeu Assis Brasil apresentou várias ações culturais em desenvolvimento no município. A primeira informação foi sobre o projeto para o Centro Cultural de Uruguaiana, que terá sede no atual prédio da prefeitura. A edificação é histórica e a intenção é preservar o local e oferecer à comunidade um espaço para o desenvolvimento da cultura. O prefeito e seus assessores receberam as orientações sobre o procedimento para que o projeto seja encaminhado às leis de Incentivo estadual e federal. 
Os representantes da comunidade cultural de Uruguaiana solicitaram a realização de oficinas de Capacitação para os editais da Sedac - o pedido será encaminhado à diretoria da Economia da Cultura. 

Preservação 
No andar superior do prédio será instalado o Memorial da Califórnia da Canção Nativa - projeto que recebeu elogios de Assis Brasil. “Pela importância histórica, a Califórnia merece este Memorial, além de ter três importantes qualidades: a primeira é musical, a segunda cultural, pois é um condensador que conjuga diversas manifestações, e a terceira é a ideologia de afirmação de um Estado. O Festival colabora para a fixação do nosso modo, brasileiro, de entender a “gauchicidade”, afirmou. 
O secretário colocou os técnicos do Sistema Estadual de Museus à disposição do município para a organização do acervo e orientações necessárias. O Memorial vai iniciar com a doação do acervo particular do escritor e poeta Colmar Duarte, que guarda registros desde a primeira edição do Festival. 

Nova edição 
Suspensa desde 2009 por falta de verbas, a Califórnia da Canção Nativa voltará a ser realizada este ano, nos dias 06, 07 e 08 de dezembro. A 37° edição ocorrerá aonde tudo começou, no antigo Cine Pampa, hoje teatro municipal de Uruguaiana. 
A retomada do festival só foi possível graças à aprovação de um projeto de captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A patronagem do CTG Sinuelo do Pago, responsável pelo evento, afirma que o projeto foi protocolado em agosto do ano passado e aprovado três meses depois. O festival recebeu uma carta de crédito de R$ 240 mil, o que garantiu sua realização. A Califórnia também deverá contar com o apoio da Prefeitura. A comissão organizadora do festival ressalta que as músicas já selecionadas na triagem de 2010 serão mantidas como concorrentes, independente de permanecerem ou não inéditas. 
“A Califórnia da Canção é uma referência que não pode morrer. Já cumpriu seu objetivo, mas é um ícone que precisa ser mantido e preservado”, destacou o prefeito Luiz Augusto Schneider. 
Cada dia de festival terá dois shows. Uma das atrações confirmadas é Borghettinho. A organização ainda pretende trazer ao evento um grupo de danças folclóricas da Argentina e fazer o lançamento de um livro sobre a história da Califórnia. 

História 
A Califórnia da Canção Nativa é um evento artístico musical declarado Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. Sua primeira edição da ocorreu em 1971. As provas eliminatórias são realizadas em diversas cidades gaúchas, e, após triagem, as finais ocorrem em Uruguaiana, onde é disputado o prêmio máximo: a Calhandra de Ouro. 

Teatro Municipal 
O secretário Assis Brasil foi conhecer, também em Uruguaiana, o Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, inaugurado em dezembro de 2012. O antigo cinema Pampa se transformou no orgulho dos uruguaianenses e já é considerado um dos quatro melhores teatros do sul do país. Mas, o cinema não vai desaparecer, há um projeto para que seja reaberto na antiga Estação Férrea. 
A comunidade solicitou que uma das edições do programa Caminhos Cênicos, desenvolvido pela Sedac, por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas, seja realizado no Teatro Municipal. 
Hoje, o secretário se desloca para Barra do Quaraí e Alegrete.

0 comentários: