sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Irani Fernandes cobra a aplicação de lei direcionada à saúde das crianças

O vereador Irani Fernandes solicitou o encaminhamento de correspondência ao prefeito Luiz Augusto Schneider, requerendo a contratação de fonoaudiólogos, com o intuito de garantir a prática do teste da orelhinha, um direito assegurado a todos os recém nascidos através de uma lei de autoria da vereadora Josefina Soares, mas que não vem sendo executada pela Prefeitura. 
O vereador explica que a Triagem Auditiva Neonatal tem por finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes. Consiste no teste e reteste, com medidas fisiológicas e eletrofisiológicas da audição, com o objetivo de encaminhá-los para diagnóstico dessa deficiência, e intervenções adequadas à criança e sua família.
No caso de constatação de deficiência auditiva permanente, o diagnóstico funcional e a intervenção iniciadas antes dos seis meses de vida da criança possibilitam, em geral, melhores resultados para o desenvolvimento da função auditiva, da linguagem, da fala, do processo de aprendizagem e, conseqüentemente, a inclusão no mercado de trabalho e melhor qualidade de vida.
A TAN faz parte de um conjunto de ações que são realizadas para a atenção integral à saúde auditiva na infância: triagem, monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento da audição e da linguagem, diagnóstico e habilitação. Desta forma, a TAN, no âmbito da Atenção Básica e integrada à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, prevê as ações de acompanhamento materno-infantil, de maneira que, identificando o problema, possa prontamente encaminhar para serviços especializados. 
A triagem garante o monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento da audição e linguagem e, sempre que necessário, o diagnóstico e a reabilitação. 
“Em recente participação em Fórum da FADERS, tomamos conhecimento pela Coordenadoria Regional de Saúde, que o município de Uruguaiana possui apenas uma profissional no Serviço de Fonoaudióloga”, finalizou o vereador Irani, que fica no aguardo de novas providências.

0 comentários: