quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Painel

Tijolo neles 
A campanha política no Rio Grande do Sul, em alguns momentos, lembra e muito, aquelas famigeradas campanhas desenvolvidas no nordeste brasileiro, muito conhecidas pelo trabalho comandado pelos “coronéis” que em seus currais, obrigavam o voto de seus dependentes ao candidato ungido pela sua escolha pessoal. Para lembrar, basta dar uma olhadinha na novela Gabriela e sentir como era a coisa por lá, naquele tempo. Atualmente, além disso, alguns ainda fazem troca de voto por pequenos mimos (tubos, aterros, receitas médicas, contas de luz e/ou água, etc), o que muitos pensavam, já ter sido erradicado do Brasil. Não. Que nada. Ainda continua e muito intensivamente. Que pena... 

Na “cachorreira” 
Os “cabos” eleitorais do Partido do “poste”, sempre dão a largada para o trabalho de garimpar votos nas vilas e ruas de Uruguaiana, da sede do partidão na Sete de Setembro. Só o cuidado é que não anda sendo muito zeloso. O flagrante da foto ao lado, postado nas redes sociais que circulam pelo mundo todo, mostra os ditos cujos, sendo carregados, SEM QUALQUER SEGURANÇA, na “cachorreira”. Porque será? 

Batman ou Coringa? 
Um dos médicos envolvidos na celeuma com o Prefeito sobre o Hospital da Santa Casa e os problemas da saúde andava procurando gravações dos programas da série “Uruguaiana vencerá”, para apresentar, pelo menos em áudio, no programa de TV de um dos candidatos de oposição à Prefeitura, o programa em que Felice apresentou a Uruguaiana o médico Fábio Motta. Segundo o médico, o Prefeito só falou adjetivos bombásticos e positivos: é o melhor, um extraordinário especialista, competente, trabalhador, tem cursos de aperfeiçoamento, etc.. Em menos de 6 meses, virou o demônio, que hoje está sendo exorcizado e que determinou o fechamento da Cardiologia local. Então, quem é o culpado pela péssima situação da saúde em Uruguaiana? 

Quem controla? 
Ainda a respeito da programação eleitoral televisiva, há uma questão que desperta interesse dos eleitores uruguaianenses. O Prefeito pode ocupar espaços no horário gratuito para defender sua política ou falta de política para a saúde? Pode responder às críticas à sua administração? Porque não continuaram, então, os programas que ele fazia semanalmente nas rádios? Quem pode responder a essas questões? 

Infrações I 
Os maiores problemas que estão “entupindo” os cartórios da Justiça Eleitoral por todo o Brasil, são os que dizem respeito ao material em exposição, fora do horário permitido (6hs às 22hs). Essa é a queixa da Justiça Eleitoral também na capital e na maioria das cidades no Rio Grande do Sul. Em Uruguaiana não pode ser diferente. A campanha eleitoral iniciada em 6 de julho, já vai para o seu segundo mês, e os problemas vão se avolumando cada vez mais. Mesmo assim, e para facilitar, bem que poderia ser melhor e menos problemática a divulgação dos candidatos. 

Infrações II 
Outro tipo de infração comum nesta campanha eleitoral, em todas as partes e em todas as cidades brasileiras, com raras exceções, é o uso sem controle do som de veículos que fazem a propaganda de candidatos. E a cada dia, como que por deboche, o som aumenta cada vez mais. No último sábado, no calçadão de Uruguaiana, em confronto de vários candidatos, era impossível andar por ali. E o principal motivo era a loucura do som... 

João Paulo 
Depois de receber o veredito condenatório no processo do Mensalão, o deputado João Paulo sentou com seus companheiros de partido e negociou a sua “saída” como candidato a prefeito de Osasco-SP. O cara não tem jeito mesmo. Com a sua candidatura inviável pela condenação no STF, o condenado já negociou sua saída da campanha desde que lhe garantam as vagas preenchidas por afilhados no serviço público. A “teta” que o cassadinho quer manter incólume, é a da Ceagesp, o maior entreposto de distribuição de alimentos da América Latina. Que moleza, hein? E que cara de pau... 

Ficha limpa 
O período aberto para campanha de candidatos às eleições, como todos sabem começaram a ser divulgadas a partir do mês de Julho, e, por incrível que pareça, até então, não se sabia muito bem quais os candidatos aos cargos e nem as suas condições. Nosso Brasil é um dos países onde mais se encontra políticos corruptos. Milhões de dinheiro são desviados todo o ano, dinheiro destinado à obras sociais, educação, saúde, esporte, lazer e outros. Por sorte hoje em dia já podemos contar com uma lei chamada Ficha Limpa e com ela o eleitor pode selecionar melhor os seus candidatos. Ela já está em vigor e qualquer cidadão brasileiro pode fazer uma “busca” de seu candidato preferido, e saber melhor sobre ele. O site da Ficha Limpa é www.fichalimpa.org.br. As grandes cidades e as mais conhecidas do país possuem candidatos mais conhecidos e mais experientes, e por isso fácil de consultar. Infelizmente, em cidades como Uruguaiana, AINDA NÃO.

4 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Seria a casa do sogro do urso, que tem contrato de prestação de serviços com a prefeitura?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Já dura 8 anos esse tipo de noticia neste jornal!!! é perseguição politica ou dor de cotovelo?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Política!!Políticos um bando de imundo que só sugam nossos cofres a pior coisa ja iventada pelo homem, cargos políticos com altos salários vantagens tudo jogo de interesses, partidos políticos só servem para manipular este bando de fantoches sentados nas prefeituras câmaras municipais, assembléias e senado, cargo político devia ser voluntário com uma miníma ajuda de custo, quem será que se candidataria?manifesto minha indignação contra a política não tenho vergonha de dizer que votarei nulo, voto obrigatório, isto que chamam de democracia? por favor nós que somos burros que não sabemos o poder que temos nas mãos,ficaram curiosos, um dia iram me conhecer quando me candidatar com uma campanha em que lutarei para transformar esta função de vereador em cargo voluntariado, com apenas uma ajuda de custo, dai quero ver este bando de ignorantes que temos como representantes do povo se matando por uma teta destas!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Concordo em gênero e número com anônimo 11:40 neste país onde um político éleito e apresenta sua declaração com meia dúzia de pilas e sai do cargo milhonário como muitos, isto é uma vergonha, tem que acabar em esse regime, tem que fechar camara municipal, assembléia legislativa e o famigerado congresso nacional a onde estão os maiores aproveitadores desse país,além de tudo esses tem imunidade parlamentar é bricadeira, esse quadro político é o maior câncer, se fosse pago um salário minimo para essa gente seria demais,tem que dar um pico e uma pá para esses vagabundos, aproveitadores, um trabalhador ganha um salário mínimo para sustentar sua família enquanto um cara desses ganha uma fortuna para não fazer nada, CPI, que é uma grande besteirada,por amor de Deus,