terça-feira, 24 de maio de 2011

Federal prende 12 pessoas durante "Operação Opala"

Às 07 horas desta terça-feira, a Delegacia de Polícia Federal de Uruguaiana desencadeou a OPERAÇÃO OPALA, cujo objetivo era desarticular organização criminosa voltada à prática do delito de tráfico de drogas. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e efetivada a prisão preventiva de 12 indivíduos acusados da prática do delito de tráfico de drogas. Durante as buscas realizadas na data de hoje, não foram localizadas drogas.
A investigação teve início no ano de 2009 quando da prisão de indivíduo uruguaianense, o qual foi flagrando transportando 490g de crack. A partir desta prisão, várias linhas de investigação foram realizadas com o objetivo de identificar todos os integrantes da organização criminosa voltada à prática do tráfico de drogas.
Com as investigações, foi apurado que o irmão do preso antes citados, auxiliado por indivíduos residentes na cidade de Quaraí/RS, eram responsáveis pela aquisição de maconha na cidade de Paso de Los Libres, para fins de revenda nas cidades de Quaraí, Alegrete e para traficantes uruguaios.
Um dos líderes do grupo foi preso em flagrante no dia 04/03/2010, na cabeceira da Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres, na Argentina, quando trazia para o Brasil 20 Kg de maconha.
Além da maconha adquirida na Argentina, o grupo comprava crack e cocaína de traficantes estabelecidos em Uruguaiana e Alegrete/RS.
Dando continuidade às investigações, no dia 19/08/2010, três indivíduos, todos uruguaios, foram presos em Uruguaiana/RS quando vieram buscar 150g de crack.
Em 02/09/2010, foi a vez de uma moça, irmã de um apenado que cumpria pena na Penitenciária de Uruguaiana, ser presa em flagrante de posse de 516g de crack que adquirira de traficante uruguaianense. A droga estava sendo levada para Alegrete/RS.
Esta investigação permitiu à Polícia Federal em Uruguaiana/RS obter elementos que levaram ao início de outras investigações que culminaram com a prisão de diversos traficantes estabelecidos em Uruguaiana/RS, além de terem permitido identificar e prender, no dia 01/03/2011, o alegretense J.C.S.I., de posse de mais de 14 Kg de crack adquiridos na fronteira do Brasil com o Paraguai. Suspeita-se que J.C.S.I. era um dos grandes responsáveis pelo fornecimento de CRACK para traficantes de Uruguaiana e região.
Diante de todos estes fatos, a Justiça Federal em Uruguaiana deferiu a expedição de Mandados de Prisão Preventiva para 12 pessoas e cumprimento de 13 Mandados de Busca e Apreensão, sendo 2 deles na cidade de Alegrete/RS e 4 na cidade de Quaraí/RS. Dos 12 que tiveram sua prisão preventiva decretada, 5 já estavam presos na Penitenciária de Uruguaiana e na de Charqueadas.
A operação leva o nome de “opala” em razão de que se trata de um mineral cuja palavra vem do grego opallios e do latim opalus, significando "pedra preciosa." Esta denominação foi utilizada por um dos suspeitos, quando das investigações, para referir-se à “pedra”, ou seja, ao “crack”.
O crack, de uma maneira simplificada, nada mais é do que a própria cocaína apresentada sob a forma de pedras, propiciando seja fumada. A fumaça é inalada e chega ao sistema nervoso central em pouco tempo. As pedras de crack tem uma massa aproximada de 0,25 gramas e são comercializadas, em média, pelo valor de R$ 5,00. Com 1 Kg de crack os traficantes podem produzir cerca de 4.000 pedras e obter, com as vendas, valores próximos a R$ 20.000,00.

0 comentários: