quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Operação Castelo: Força tarefa contra o abigeato cumpre 20 mandados de prisão



A Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, coordenada pelo delegado Adriano Linhares, da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Uruguaiana, deflagrou na manhã de ontem, 8/8, a Operação Castelo, com o apoio da 18ª Região Policial (Pelotas) e 9ª Região Policial (Bagé).
A ação cumpriu ao longo do dia 20 mandados de prisões e 18 mandados de busca e apreensão. Também participaram das ações os delegados Márcio Steffens e Luís Eduardo Benites.
A Operação Castelo é fruto de um ano de investigações da Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, onde o alvo foi uma das maiores e mais bem estruturada organizações criminosas de abigeato na forma de carneada do Rio Grande do Sul.
Segundo Linhares, o grupo criminoso atualmente liderado por Giovanni Fickel Bandeira, furtou milhares de cabeça de gado da metade sul do Estado ao longo de décadas. “Estima-se que apenas uma dupla de carneadores furtou mais de 700 animais nos últimos 12 meses. Essa dupla era tratada por Giovani como "uma das minhas equipes", diz o Delegado.
De acordo com a FT, aproximadamente 1,5 mil animais bovinos e ovinos foram furtados pelo grupo criminoso no último ano. “Sempre furtando bovinos e ovinos na forma de carneada e utilizando carros roubados, o bando se tornou um dos mais temidos dos produtores rurais da metade Sul do RS”, explica Linhares. Segundo o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, "é uma das principais organizações criminosas responsáveis por inúmeros crimes rurais, principalmente abigeato".
Com inúmeros ataques em cidades como Bagé, Dom Pedrito, Candiota, Aceguá, Pinheiro Machado, Piratini, Jaguarão, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Canguçu, Caçapava do Sul, Jaguarão, Lavras do Sul, Rosário do Sul, Cachoeira do Sul, entre outras, o bando era chamado pelos produtores de "Grupo dos Seis", isto por carnearem em média seis animais bovinos por vez. A carne era totalmente levada pelos abigeatários para a cidade de Pelotas, onde a organização criminosa era sediada.
Em Pelotas, Giovanni Fickel Bandeira possuía várias "equipes" de carneadas, repassando a carne furtada para açougues, lancherias, bares e restaurantes. Durante as investigações a Força Tarefa chegou a flagrar pelo menos quatro equipes de carneadores da organização e recuperar dez carros roubados, adaptados para transportar carne.
Entre os 20 mandados de prisão decretados pelo Poder Judiciário estão: carneadores (indivíduos que iam a campo realizar os furtos); empresários (que receptavam a carne furtada); um advogado (que auxiliava as ações do bando); um servidor público da Guarda Municipal de Pelotas, que além de realizar cobranças para o grupo também fornecia informações privilegiadas, sobre barreiras da polícia, aos criminosos.

 Gabriela Barcellos

0 comentários: