Créditos: Victor Carloto/CDL |
Uruguaiana terá novamente estacionamento rotativo. O tema
foi tratado em reunião, na segunda-feira, 7/8, entre a secretaria de Segurança,
Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram) e a Câmara de Dirigentes
Lojistas (CDL), que será parceira na implantação do sistema.
Diferentemente do que ocorreu no Governo Schneider, o
rotativo não será administrativo por uma empresa terceirizada, mas sim pela
própria Prefeitura, por meio da Segtram. De acordo com o secretário Irani
Coelho Fernandes, não é possível a realização de processo licitatório para
contratação de nova empresa, uma vez que há ainda uma licitação em andamento (a
que contratou a Megapark), que é alvo de briga judicial. “O processo será
totalmente municipalizado, o que exige uma série de trâmites a ser realizado ao
longo do mês de agosto”, diz ele.
O Executivo irá administrar a rotatividade do
estacionamento, utilizando o sistema de ‘raspadinhas’, tal como ocorre na
cidade de Bagé. Na ‘raspadinha‘, está marcada data, hora e tempo escolhido pelo
condutor para estacionar na vaga. Já a
fiscalização será feita por estagiários contratados pela Prefeitura. Conforme
ele, este mês será de preparação. “Há modificações na lei do rotativo a serem
feitas, é preciso tapar a pintura e sinalização atualmente existente e colocar
uma nova. Há ainda a contratação e treinamento dos estagiários que farão a
fiscalização”, explica. A expectativa é que o novo rotativo seja implantado no início
do mês de setembro. O objetivo da medida é tornar o trânsito mais dinâmico e
facilitar o estacionamento através da constante liberação de vagas.
A parceria com a CDL se dará pela venda dos cartões de
estacionamento, que serão vendidos pelos lojistas do Centro, gerando movimento
nas lojas conveniadas pelo sistema. “A CDL Uruguaiana defende que o
estacionamento rotativo deve voltar a ser implantado na área central de nossa
cidade. Vamos apoiar e colaborar com a Secretaria, pois vai gerar mais movimento
no centro da cidade e possibilitar que turistas e clientes, ao vir de outros
locais do município, tenham maior comodidade para estacionar e comprar nas
lojas do nosso comércio”, justificou Luciane Lopes, presidente da CDL.
Fora oblíquo
Criado justamente para abrir um maior número de vagas na
área central, o estacionamento oblíquo será banido da cidade, com exceção da quadra
em torno da Praça Barão do Rio Branco. “A rotatividade permitirá que os carros
possam ser estacionados de maneira convencional” disse Fernandes, ao anunciar a
retiradado estacionamento oblíquo. De acordo com ele, o oblíquo vem causando
uma série de transtorno ao trânsito, que não se justifica. “Essa era uma
exigência para que houvesse um maior número de vagas, a fim de aumentar o
faturamento. Como o interesse do município não é faturar, e sim organizar o
trânsito, vamos retirar o oblíquo, deixando-o somente em torno da Praça do
Barão onde as vias são mais largas”, conclui.
Gabriela Barcellos
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