terça-feira, 20 de junho de 2017

SEMED apresenta relatório da educação

Na manhã de ontem, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, aconteceu o “Compromisso com a Educação”. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) teve como objetivo apresentar os números da Pasta sobre o trabalho na administração municipal neste primeiro semestre de 2017.
O prefeito Municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello, acompanhado do vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús, participou da solenidade. Antes de começar a apresentação, Mello cumprimentou o secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz, secretária adjunta, Maiza Jacques e sua equipe pelo trabalho que vem sendo realizado no sentido de disponibilizar mais vagas e melhorar a infraestrutura das escolas do município. 
Relatório
No comparativo do número de matrículas do ano de 2017 em relação ao 2016, Uruguaiana teve um aumento de 4,58%. Ou seja, foram ofertadas 548 vagas a mais do que no ano anterior. Na ocasião, Mello anunciou também que no meio rural foram oferecidas cem vagas sendo destas: 40 na EMEF Alceu Wamosy, 20 na EMEF Dr. Crespo de Oliveira, 20 na EMEF Dom Fernando e 20 na EMEF Patrício Lopes.
Em sua fala, o secretário Emerson citou exemplos de Escolas do Ensino Fundamental que tiveram aumento no número de matrículas - dentro das 548 vagas já criadas. Entre elas estão: a EMEF José Francisco Pereira da Silva com mais 83 alunos (um aumento de 17,43% nas vagas); já a EMEF Rui Barbosa trabalha com 78 novas matrículas (aumento de 10,26%) e a EMEF Elvira Ceratti (CAIC) com 37 alunos (sendo 8,37% a mais). Vale registar que do ano passado para cá, também houve um acréscimo de quatro alunos na Educação de Jovens Adultos (EJA) e de 29 alunos no Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos.
Já no que se refere à Educação Infantil (Pré - Escola), Ortiz afirmou que até o momento, foram inscritas 906 crianças para as etapas de Pré-Escola. Todas foram contempladas com vaga.
A situação das obras nas Escolas Municipais - como a conclusão, ampliação e reforma da EMEI Monteiro Lobato, e a reforma da quadra esportiva da EMEF Dr. Crespo de Oliveira - também foi pauta da reunião. No momento, encontra-se em andamento a reforma e ampliação da EMEF General Osório.
Para Mello, além de ofertar novas vagas é preciso oferecer qualidade de ensino. “Nosso compromisso cresce na medida que recebemos mais de 500 novos alunos, pois, temos que manter o mesmo nível e qualidade. Além disso, abrir a educação infantil (pré escola), nos pólos do interior é algo que nos enche de orgulho porque precisamos dar uma condição melhor as famílias e principalmente as crianças dessas localidades”, disse o Prefeito Municipal, Ronnie Mello.
No “Compromisso com a Educação” estiveram presentes também o vereador Elton da Rocha, o qual esteve representando a Câmara de Vereadores, secretários Municipais e diretores das escolas do município.
Karine Ruviaro

0 comentários: