terça-feira, 20 de junho de 2017

Cheia: Vias começam a ser liberadas

Após quase duas semanas de bloqueio total, o tráfego na ponte que liga Uruguaiana a Itaqui foi liberado às 15h, de sábado, 17/6. A liberação da ponte na BR-472, quilômetro 515, ocorreu após a avaliação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A passagem foi reaberta após a remoção dos obstáculos físicos (pedras) e a retirada da sinalização das cabeceiras da ponte. O nível do Rio Ibicuí, um dos maiores afluentes do Rio Uruguai, diminuiu, livrou a longarina e permitiu o fluxo no local. 
A circulação entre os municípios ficou 13 dias totalmente interrompida. Nesse período, nove linhas de ônibus que faziam o trajeto foram canceladas, afetando aproximadamente 300 passageiros que se deslocavam para a região norte e noroeste do Estado. Durante o fechamento da ponte, o prejuízo diário causado foi de R$ 100 mil. A informação é da gerente executiva da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Gladys Vinci. 
Vias
Também no sábado, 17/6, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) liberou o trânsito para veículos e pedestres na Rua Eustáquio Ormazabal, entre as ruas Estilac Leal e Padre Anchieta e na Rua Iris Ferrari Valls, entre as ruas Monte Caseros e João Manoel. A Secretaria havia bloqueado estas vias devido às cheias do Rio Uruguai.
No interior do município, a estrada de acesso à localidade de São Marcos, a mais afetada pelas cheias, também está liberada. “O trânsito no local já está fluindo”, disse Sérgio Marengoni, diretor de trânsito. 
Rio
As águas do Rio Uruguai continuam cedendo. Durante o final de semana, o ritmo de diminuição foi maior, chegando a aproximadamente dois centímetros por hora. No entanto, ontem, 19/6, o Uruguai baixava lentamente e às 18h marcava 9 metros e 98 centímetros.
A queda do nível do rio deu esperança a diversas famílias. Conforme a Defesa Civil do município, algumas pessoas já estariam voltando para as suas casas. No entanto, a orientação do órgão é aguardar mais um pouco. “A ideia é começarmos hoje à tarde ou amanhã, prezando pela segurança de todos”, disse o coordenador da Defesa Civil municipal, Paulo Rosa Woutheres.
Karine Ruviaro

0 comentários: