terça-feira, 18 de abril de 2017

Processo Seletivo Complementar: Inscrições para cursos de graduação da Unipampa já estão abertas

Desde sexta-feira, 14/4, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Complementar da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Há oportunidade de ingresso em 46 cursos de graduação, distribuído nos dez campi da instituição de ensino. No entanto, vale salientar que as modalidades da seleção compreendem reingresso, transferência voluntária e portador de diploma.
Reingresso
Enquadram-se nesta modalidade ex-alunos da Unipampa em situação de abandono ou cancelamento de curso há menos de dois anos. O reingresso somente poderá ocorrer no curso no qual o candidato esteja em situação de abandono. Se o candidato estiver em situação de abandono em mais de um curso, poderá solicitar vaga somente no curso de abandono mais recente.
Transferência Voluntária
É a forma de ingresso de discentes regularmente matriculados ou com matrícula trancada em curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada, reconhecida conforme legislação, e que desejam transferir-se para a Unipampa. Alunos de instituições de Ensino Superior estrangeiras podem candidatar-se e, se pré-selecionados, estão sujeitos à análise específica de sua documentação, a ser realizada pela Secretaria Acadêmica da Unidade Universitária (Campus) de destino. A transferência voluntária deverá ocorrer no mesmo curso de origem do candidato. Caso a Unipampa não possua o curso, o candidato poderá se inscrever em curso da mesma área de conhecimento.
Portador de Diploma
Nesta modalidade enquadram-se pessoas diplomadas por (IES) do País ou para diplomados que tenham obtido diploma no exterior, desde que este tenha sido revalidado na forma da lei. Portadores de diploma podem concorrer a qualquer curso, independente da área na qual foram diplomados.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até dia 2/5, por meio de preenchimento de formulário específico, disponível no portal eletrônico da Unipampa. Nesta página, o candidato também encontrará os cursos, número de vagas disponíveis e os critérios para ingresso. Após a realização da inscrição no sistema, o participante deverá encaminhar a documentação necessária à Secretaria Acadêmica da Unidade Universitária para o qual se inscreveu.
Para as modalidades reingresso ou transferência voluntária, os interessados em participar do processo seletivo deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 10. Já o portador de diploma deverá desembolsar R$ 50, até dia 3/5.
Cronograma
Os candidatos que pretendem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição poderão solicitar tal medida até 20/4. Já o resultado dos pedidos deve sair no dia 28/04. A divulgação do resultado final deverá ser publicada no dia 30/05; a confirmação de vaga deverá ser feita de 31/05 a 5/6; o período de chamada de suplentes ocorrerá de 6/6 a 14/7 e as matrículas de 7/8 a 8/8.
Para mais informações sobre este Processo Seletivo Complementar, basta acessar o site da Unipampa, onde por meio do Edital nº 132/2017, você poderá encontrar o que procura.
Karine Ruviaro

0 comentários: