sábado, 22 de abril de 2017

Fechamento das Farmácias Populares próprias preocupa servidores e usuários





O fechamento de unidades próprias do programa Farmácia Popular em todo o Brasil tem sido motivo de preocupação não só dos funcionários contratados, mas também dos usuários.
Quem passou durante essa semana em frente a sede Farmácia Popular de Uruguaiana, à Rua Duque de Caxias, podia ler um cartaz com os seguintes dizeres: “Farmácias Populares serão fechadas pelo Governo. Pacientes agora vão ter que recorrer às farmácias conveniadas, que não dispõe de todos os medicamentos oferecidos pelo programa popular. Ligue 136 e registre sua reclamação”.
Para um dos usuários, se a Unidade for fechada, sua renda ficará comprometida. “O medicamento que venho buscar é caro nas farmácias e aqui sai ‘baratinho’. Não tenho condições de comprar em outro lugar”, afirmou.
O programa Farmácia Popular distribui medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto no país.
A notícia dada pelo Ministério da Saúde, no dia 31/3, espalhou ainda mais a tensão. Ao todo, 393 unidades do programa, que eram custeadas pela União, deixarão de receber verbas federais a partir de maio e poderão ser fechadas. No entanto, prefeituras podem optar por manter as unidades, desde que com recursos próprios. “O governo não financiará mais”, afirmou à época o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Contudo, a verba antes destinada às Farmácias Populares continuará sendo destinada aos municípios para compra de medicamentos. Além disso, as farmácias privadas que são associadas ao “Aqui tem Farmácia Popular”, continuariam disponibilizando os materiais. Contudo, atualmente as farmácias associadas ao programa ofertam apenas 32 produtos, enquanto, as unidades próprias oferecem 112 medicamentos.
Em Uruguaiana ainda não se sabe qual será o destino da Farmácia Popular. “Não recebemos nenhuma informação oficial se fecha ou não. Por enquanto, o atendimento continua normalmente”, disse a secretária de Saúde, Thais Aramburu. No entanto, durante todo o dia de quinta-feira, 20/4, o local encontrava-se sem sistema e a dispensação de medicamentos comprometida.
Farmácia Básica
Falando em distribuição de medicamentos, a Prefeitura de Uruguaiana divulgou que na segunda-feira, 24/4, a Farmácia Básica do Município estará fechada. O motivo será a mudança de endereço. Atualmente localizada na Presidente Vargas, a partir de terça-feira, 25/4, as atividades serão prestadas na antiga Viação Férrea, com novo horário, das 7h às 19h. 

Karine Ruviaro

0 comentários: