quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Ex-Bambas está na corda bamba: Dinamite causa pavor no bairro São João


Gabriela Barcellos

A localização de explosivos em uma casa movimentou os órgãos de segurança em Uruguaiana nesta terça-feira, 14/2. O dono da casa, Francisco Fábio Flores dos Santos, 55 anos, registrou na Delegacia de Polícia ter encontrado dois bastões de dinamite na residência localizada na Rua General Hipólito, entre Joaquim Murtinho e Luiz Antônio Lopes.
Uma equipe da Polícia Civil foi até o local e constatou a veracidade do fato. Um dos bastões estava colocado junto a porta da residência, e outro atrás de uma escada.
A Brigada Militar foi acionada e retirou os moradores, isolando a casa. O Exército Brasileiro vistoriou os explosivos e constatou não se tratar de explosivo de uso militar, razão pela qual não faria a remoção. Então entrou em cena o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar, sediado em Porto Alegre.
O Gate chegou em Uruguaiana no dia seguinte, por volta das 2h e, com o auxílio de um robô, removeu os explosivos. Às 3h30min, os dois bastões de dinamite foram detonados em um terreno baldio entre as ruas Bento Martins, Joaquim Murtinho, Tiradentes e Professor Luiz Antônio Lopes.

A investigação
A investigação está a cargo da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), chefiada pelo delegado Enio Tassi. Ao longo da terça-feira, foram solicitados exames periciais e colhidos depoimentos dos moradores, entre outras diligências. Conforme os depoimentos, a família estava sofrendo ameaça por conta de uma dívida, e as mensagens continham, inclusive, menção a explosivos.
Tassi confirmou à reportagem do Jornal CIDADE que alguns suspeitos já foram identificados e há, pelo menos, duas linhas de investigação. Uma série de diligências foi realizada ao longo do dia de ontem, visando identificar a origem dos explosivos. No entanto, para proteger a investigação, o Delegado não informou o que já foi apurado.

0 comentários: