segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Ciep comemora 24 anos



Daiany Mossi

Em comemoração aos 24 anos de trabalhos voltados à comunidade, a escola João Baptista Lusardo (CIEP) realizou ontem, uma Mostra Pedagógica com o tema: Sustentabilidade é meio ambiente.
Alunos, professores e funcionários estiveram engajados no evento marcado pela reutilização de materiais, a originalidade dos estudantes e o interesse pelo meio ambiente.
Localizado no bairro Prolar, a escola trabalha com turno integral, envolvendo 1.300 alunos. Além das atividades curriculares, a escola oferece projetos complementares, incentivando os alunos à prática de esportes e o desenvolvimento de momentos culturais. Além da Mostra, a programação de aniversário inclui o sarau literário e no domingo, a primeira rústica envolvendo a comunidade com o tema “Correndo atrás dos sonhos”.
Instituições idealizadas no Brasil para a experiência de escolarização em tempo integral, os Ciep’s foram criados na década de 80 por Darcy Ribeiro, quando era Secretário da Educação no Rio de Janeiro, no governo de Leonel Brizola. O objetivo era proporcionar educação, esportes, assistência médica, alimentos e atividades culturais variadas, em instituições colocadas fora da rede educacional regular. Além disso, estas escolas deveriam obedecer a um projeto arquitetônico uniforme. Alguns estudiosos acreditam que, para criar os Ciep’s, Darcy Ribeiro havia se inspirado no projeto Escola-Parque de Salvador, de Anísio Teixeira, datado de 1950.
A ideia dos Ciep’s considerava que todas as unidades deveriam funcionar de acordo com um projeto pedagógico único e com uma organização escolar padronizada, para evitar a diferença de qualidade entre as escolas.

0 comentários: