quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Cairoli apresentou Plano de Modernização do Estado em Uruguaiana


Gabriela Barcellos

O vice-governador José Paulo Cairoli (PSD) esteve em Uruguaiana na noite de terça-feira, 6/12. A visita teve como objetivo apresentar a lideranças de diversos setores, o Plano de Modernização do Estado, um pacote de medidas intitulado ‘Um novo Estado. Um novo futuro’. A apresentação ocorreu no salão nobre da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença, entre outros, do prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB), do prefeito eleito, Ronnie Mello (PP) e do vice-prefeito eleito, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD), correligionário de Cairoli.
Os principais objetivos do Plano de Modernização do Estado, de acordo com o político são realizar continuamente avaliações das estruturas do Estado; dar agilidade à gestão pública com foco na melhoria da prestação dos serviços públicos; assegurar a eficiência na gestão das contas públicas; garantir a transparência e o controle social na utilização dos recursos públicos. “Temos que oferecer melhores serviços aos 11 milhões de habitantes. Isso significa dar segurança, saúde, educação e olhar para a área social, funções puramente do Estado. Esta visão não podemos dissociar do resto”, afirmou Cairoli.
Além de Uruguaiana, Cairoli esteve em Bagé naquele mesmo dia. No dia anterior visitou Rio Grande e Pelotas e ontem7/12, se reuniu com lideranças de Santa Maria. Ao todo, serão dez municípios que receberão o vice-governador, a fim de apresentar o conjunto de medidas, que já está em análise com pedido de urgência na Assembleia Legislativa.
Economia
Com a aprovação dos projetos, haverá a demissão gradual de 1,1 mil servidores e economia de mais de R$ 130 milhões sem que haja prejuízos estruturais. “Evidente que terá diminuição relevante de funcionários. É um problema social, mas estamos pagando rigorosamente todos os direitos”, destacou o vice-governador. Segundo ele, hoje existem 317 funcionários cedidos aos sindicatos. Pela proposta, a remuneração será paga pelos sindicatos. “Não é correto que a sociedade pague o salário desses cedidos para os sindicatos. Isso nos representará uma economia de R$ 37,7 milhões por ano”, acrescentou.
Depois de explanar sobre o conjunto de medidas, Cairoli colocou a palavra a disposição dos presentes para que sanassem dúvidas ou apresentassem críticas e sugestões.
Hoje, o vice-governador estará em Santa Cruz do Sul e, na próxima semana visita Erechim, Passo Fundo, Santa Rosa e Cruz Alta.

0 comentários: