quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Lâmpadas e garrafas devem ser recolhidas por fornecedores

Daiany Mossi

O descarte das lâmpadas fluorescentes e das garrafas de vidro deve ser feito nas lojas que fornecem os produtos. A afirmação é do secretário de Meio Ambiente, Vitor Gediel. 
Segundo ele, o recebimento está previsto na Lei. Nem todas as empresas cumprem a lei, porém nem todas as empresas seguem as regras dificultando a vida dos uruguaianenses que sem opção acabam muitas vezes descartando o material no lixo. “Diante da negativa do recebimento do material, o cidadão deve contatar a secretaria de Meio Ambiente, através do telefone (55) 99622 9693”, pois a Lei deve ser cumprida”, ressaltou. 
Vale destacar, que segundo Gediel, não é necessário a apresentação da nota fiscal, para o descarte das lâmpadas nas lojas.

Logística Reversa
Uma empresa fabricante de pneus deverá receber de volta seus produtos já usados. O consumidor, após usar os pneus, deverá encaminhá-los a postos de coleta específicos (que podem estar instalados no comércio onde ele adquiriu), onde serão retirados pelo fabricante ou encaminhado à eles pelo revendedor. O fabricante reutilizará estes pneus usados, após passar por determinados procedimentos, na linha de produção de pneus novos ou outros produtos. 
Desta forma, a logística reversa impedirá que estes pneus sejam descartados em rios ou terrenos, poluindo o meio ambiente. 

Vantagens para a sociedade e meio ambiente
- Possibilita o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo, rios, mares, florestas, etc.); 
- Permite economia nos processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas; 
- Cria um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos sólidos. Governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino dos resíduos sólidos (principalmente recicláveis);
- As industrias passarão a usar tecnologias mais limpas e, para facilitar a reutilização, criarão embalagens e produtos que sejam mais facilmente reciclados. 

A função de cada setor no processo:
- Consumidores: devolver os produtos que não são mais usados em postos (locais) específicos. 
- Comerciantes: instalar locais específicos para a coleta (devolução) destes produtos. 
- Indústrias: retirar estes produtos, através de um sistema de logística, reciclá-los ou reutilizá-los. 
- Governo: criar campanhas de educação e conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa.

0 comentários: