quinta-feira, 21 de maio de 2015

Executivo apresenta o Plano de Mobilidade à Câmara


Em construção desde março, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Uruguaiana foi apresentado ao Parlamento na terça-feira, 19/5, durante a sessão ordinária, a pedido do vereador Rafael Alves (SDD). O responsável técnico pelo projeto, engenheiro Francisco Hörbe explanou sobre o tema, destacando a metodologia de trabalho, as ações já desenvolvidas e os próximos passos.
Previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental, o Plano de Mobilidade é um complemento que irá regrar o transporte e deslocamento na cidade, comtemplando desde rotas e horários do transporte coletivo até o asfaltamento de vias. Para isso, serão realizadas ações como audiências públicas, pesquisas de campo junto à comunidade e coleta de dados.
A previsão é de que o documento seja concluído em dezembro deste ano e então seja novamente levado ao Legislativo, desta vez em forma de projeto, para ser votado. Se aprovado, entra em vigor imediatamente.
Entre os benefícios já anunciados pelo prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) a partir da implantação, está a abertura de processo licitatório visando contratar novas empresas para operar o transporte coletivo no município. Anteriormente, houve uma licitação, porém, a mesma foi embargada pelas empresas que atuam em Uruguaiana atualmente. Com o Plano, é possível elaborar um documento base para o edital da licitação, garantindo assim a participação somente de empresas regularizadas e com determinadas características, como nova frota.

0 comentários: