quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Painel Ed.2400

Integração em foco

Em reunião entre o deputado Luís Augusto Lara e o secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento, Miki Breier, foi discutido o fornecimento da Cédula de Identidade de Cidadão Fronteiriço e da Carteira de Trabalho do Mercosul para quem vive nas cidades vizinhas. Com a documentação, a população poderá, ente outros direitos, trabalhar no país vizinho. A Cédula de Cidadão serve como dupla nacionalidade, garantindo todos os direitos de cidadania, assim como a Carteira de Trabalho do Mercosul assegura os direitos trabalhistas.

Balé I
Já está concluída a seleção dos bailarinos que irão compor o Balé Municipal de Uruguaiana. Ao todo são 35 componentes. Serão supervisores do Balé Municipal, os bailarinos argentinos Oscar Murillo e Mabel Pimentel, diretores do Ballet de Brandsen, sediado em Buenos Aires.

Balé II
Na sexta-feira, 16/1, uma reunião entre representantes da Sociedade Pró-Arte e Cultura de Uruguaiana, responsável pela implantação do Balé através de convênio com a Prefeitura, estiveram reunidos com uma produtora cultural, dando os primeiros passos para a montagem do espetáculo de estreia do Balé Municipal, que ocorrerá em meio às comemorações do Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança.

Administração I
A demissão do Secretário causou espanto até ente os mais íntimos da corte. O entra e sai no Palácio está grande e todos se perguntam se a vontade de mudança de Schneider irá parar por aí. Especula-se que alguns nomes novos já surgiram.

Administração II
Enquanto não surge o novo secretário, é Schneider quem responde pela pasta. O nome do vereador Risso foi descartado na corte. Schneider busca alguém que domine o serviço público. A Portaria que aumentou o próprio salário desqualifica o Vereador.

Economia
Em Uruguaiana, parece não bastar aos vereadores aprovar o orçamento. Esquecem que sua função é legislar e fiscalizar. Sucumbiram ao lobby dos doutores. Insistem em mandar dinheiro à Santa Casa. A execução do orçamento cabe ao Prefeito que, no exercício da função, sabe onde mais aperta o sapato.

Bob Marley
No domingo, 8/2, os 70 anos de Bob Marley serão comemorados em diversas cidades ao redor do mundo. Em Uruguaiana, haverá apresentação musical e exibição de vídeo sobre a vida e a trajetória artística de Bob Marley, na Concha Acústica César Passarinho, a partir das 20h.

Sarau Literário
Neste domingo, 18/1, a Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo sediou um Sarau Literário. O evento foi organizado pelo advogado, músico, poeta e escritor Thiago dos Santos Nelsis e ocorreu das 18h às 21h.

Biblioteca
Aliás, a Biblioteca pública, localizada na esquina das ruas Santana e Quinze de Novembro, continua aberta aos finais de semana, das 18h às 23h, bem como o Centro Cultural Pedro Marine, localizado na esquina da Santana com Rua Duque de Caxias.

Basqueteiros
Uruguaiana irá sediar o VIII Encontro dos Basqueteiros, nos dias 1 e 2 de maio. O evento acontece desde 2014 e congrega atletas que praticaram o esporte nas escolas e clubes de Uruguaiana desde os anos 60 até hoje.

Odebrecht
O contrato entre a Prefeitura Municipal e a empresa Odebrecht Ambiental deverá ser pauta de uma audiência pública no início do mês de fevereiro. A iniciativa foi do vereador Marcelo Lemos e visa esclarecer as inúmeras dúvidas sobre o tema e tratar dos transtornos causados desde o início das atividades da empresa no município.

Representativa I
A Comissão Representativa da Câmara, que atua durante o recesso parlamentar, se reúne amanhã para discutir diversos temas, convites, correspondências, requerimentos e outros.

Representativa II
Na ocasião também deverá ser discutida as medidas a serem adotadas pelo Legislativo em relação ao veto do prefeito Luiz Augusto Schneider ao projeto de lei que reajusta o salários e subsídios (salário dos vereadores) da Casa, buscando corrigir um equívoco do então presidente, que o fez através de decreto, em 2013.

Não é férias
Como alguns vereadores uruguaianenses, que de fato estão diariamente na Câmara, gostam de frisar, recesso parlamentar não é férias. No entanto os representantes de uma boa parcela dos eleitores da cidade parece desconhecer tal diferença. Um solidário parlamentar e um outro, bueno nas barbeiragens, há muito não são vistos pela Casa.

Cursos
As inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela secretaria Municipal de Cultura em 2015 serão abertas no dia oito de fevereiro, na sede da Secult, localizada na Rua Duque de Caxias, 1700.

Reunião
Os membros da Comissão Organizadora do Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança, presidida pelo general José Alberto Leal, estará reunida na quinta-feira, 22/1, às 18h30min, na sede da secretaria de Cultura.

Upgrade
A Vice-prefeita deu um upgrade na principal entrada da cidade, com seu projeto de jardinagem. Boa ideia seria aproveitar seu pulso e dedicação encarregando-a de coordenar o serviço de limpeza, varrição e capina das ruas, para fazer o mesmo com o restante da cidade.

0 comentários: