Atualmente um dos maiores problemas dos profissionais que trabalham com a saúde é conseguir construir equipes pro-ativas em diagnósticos e tratamentos de forma multidisciplinar, o que vem a beneficiar a saúde e o BEM estar do paciente.
O tema da reunião de estudos vai abordar as questões da dor Miofascial crônica, de origem no andar inferior da face (boca) com repercussão em todo o corpo e que exige um olhar amplo e preciso do fisioterapeuta e do educador físico para poder encaminhar, no caso para o cirurgião-dentista.
Configurado o diagnóstico, a equipe tem condições de trabalhar harmonicamente na recuperação do paciente. O encontro científico, alusivo aos cinco anos de existência do Atelier do Corpo, conta com a participação dos profissionais: a Educadora Física Alessandra Altermann; Fisioterapeutas Gabriela Coelho e Ligia Porto e a presença da Dra. Lidia Sabbadini, cirurgiã-dentista - especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Física Quântica na Saúde, de Porto Alegre.
A propósito
O que é dor miofascial?
É uma causa comum de dor no músculo caracterizada pela presença de pontos gatilhos.
Origem?
Comprovado está que mais de 80% dos casos tem origem na boca.
Qual é a frequência da síndrome?
É a síndrome dolorosa mais freqüente na prática clínica.
Estudos epidemiológicos realizados em diferentes partes do mundo a colocam como a causa mais comum de dor músculo-esquelético crônica localizada.
Em clínicas especializadas no tratamento da dor crônica está presente em 85 % dos casos.
0 comentários:
Postar um comentário