sexta-feira, 11 de julho de 2014

Enchente: Governador promete apoio ao Prefeito


O governador do Estado, Tarso Fernando Genro, esteve em Uruguaiana na última terça-feira, 8/7, acompanhado pelos secretários do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, da Saúde, Sandra Fagundes, e da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Moiano. Ele foi recepcionado pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, pela vice-prefeita NeraíKaufmann, pelo secretariado municipal, além de lideranças petistas da cidade.
O objetivo da visita foi verificar a situação dos 6 mil flagelados pela enchente do Rio Uruguai. Do aeroporto, ele e Schneider partiram em direção ao bairro Mascarenhas de Moraes, o Marduque, um dos mais afetados, onde conversaram com moradores e falaram sobre as ações que vem sendo desenvolvidas em conjunto pelo município e pelo Estado para o enfrentamento da situação. Eles visitaram acampamentos e também estiveram no abrigo instalado na antiga Caul. Tarso ficou impressionado com a mobilização geral da comunidade em torno dos flagelados.
Após as andanças, Schneider recebeu Tarso Genro no seu Gabinete onde conversaram sobre outros aspectos do desastre natural, como as ações de prevenção e o trabalho que ainda está pela frente, para o retorno dos desabrigados às suas casas, bem como a estado de saúde dessa parte da população. Com a presença da secretaria estadual de Saúde do Estado, Sandra Fagundes, a secretária Saionara Marques, avançou sobre o tema. Além do apoio que já vem sendo fornecido, de 150 kits de limpeza, 1.200 mil kits de higiene e cestas básicas às famílias atingidas, oGovernador garantiu o repasse de R$ 8 milhões aos municípiospara aplicação imediata no enfrentamento do desastre.
Volantes
Ontem, 8/7, o chefe do Executivo Municipal assinou a requisição para compra das volantes para famílias que perderam suas residências durante a enchente. São 57 casas de madeira, com dois cômodos, piso em pinus machimbrado, cobertura de zinco, duas janelas e uma porta, que serão adquiridas para doação, com investimento de R$ 136.800,00, recurso oriundo do Fundo Municipal de Habitação e Saneamento.
De acordo com o secretário de ação social e habitação, Elton da Rocha, a equipe da assistência social irá fazer o cadastro das famílias que de fato necessitam do auxilio.

0 comentários: