quarta-feira, 14 de maio de 2014

Uruguaiana recebe projeto Educar Sem Discriminar


A Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria da Educação e Gabinete Digital percorrem, na próxima semana, nove cidades com o escritor Fabrício Carpinejar, na caravana que tem como objetivo o combate ao bullying no Estado. Uma parceria do Governo do Estado e do escritor, por meio do projeto Educar Sem Discriminar, está levando palestras sobre o tema a estudantes de todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Nesta segunda-feira (12), o projeto chega a Estrela e Soledade. Na terça-feira (13) será a vez de Palmeira das Missões, Três Passos e Santa Rosa. No dia seguinte, quarta-feira (14) a caravana parte para São Luiz Gonzaga, São Borja e Uruguaiana. E, na quinta-feira (15) finaliza o roteiro da semana em Santana do Livramento.
Desde o início da caravana, mais de 3 mil alunos já assistiram à palestra de Carpinejar que abordou os temas que mais motivam as discriminações no ambiente escolar: homofobia, preconceito racial e padrão de beleza. “A ideia central é desafiar o preconceito. Sempre que eu sofria bullying eu era o primeiro a sair; eu mudei quando descobri que eu podia responder. Quem pratica o bullying não é inteligente e não espera por uma resposta. Não há melhor golpe que a linguagem. Usar o senso de humor desarticula qualquer vexame”, afirma o escritor.
As 30 palestras do escritor ocorrerão em escolas de todas as coordenadorias regionais de educação, entre os meses de abril e maio, para estudantes de ensino fundamental e médio do Estado.
Ainda faz parte do projeto o livro virtual Filhote de Cruz Credo, também assinado pelo autor.
Palestras
Segunda-feira (12)
9h - Estrela, na Escola Nicolau Mussnich (Bairro União)
14 h - Soledade, no Centro Cultural de Soledade (Rua Benjamin Constant, 60)

Terça-feira (13)
9h - Palmeira das Missões, no Centro Cultural Mozart Pereira Soares (Rua Mariz e Barros, 1048)
14h - Três Passos, no Auditório da Unijuí (Campus Três Passos – Centro)
19h - Santa Rosa, no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges 

Quarta-feira (14)
9h - São Luiz Gonzaga, local a definir
14h - São Borja, no Centro Espírita José Ferreira de Moraes
19h - Uruguaiana, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa 

Quinta-feira (15)
9h - Santana do Livramento, no Ginásio da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha.

0 comentários: