terça-feira, 12 de novembro de 2013

Schneider vai à Justiça contra Felice’s, rádios Imbaá, Charrua e periódico Diário da Fronteira

Na última quinta-feira, 7/11, o prefeito Luiz Augusto Schneider ajuizou no Fórum de Uruguaiana, ação indenizatória contra José Francisco Sanchotene Felice, Elisabete Brettas Felice, Rádio Charrua Ltda., Rádio Imbaá, e periódico Diário da Fronteira. A ação, distribuída à 3ª Vara Civel da comarca, pede indenização de R$ 1 milhão e visa reparar todos os danos sofridos pelas ofensas, calúnias, difamações e injúrias desferidas pelos réus desde 23 de março de 2013, num processo de linchamento moral, profissional e político, visto que o ex-prefeito e aliado político chegou a associar o Governo Luiz Augusto Schneider ao nazismo. 
No Processo de nº. 037/1.13.0007933-4, o autor que é o atual Prefeito Municipal de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, eleito em 2012, destaca que desde pouco depois de sua posse, para sua perplexidade, vem sofrendo ataques sistemáticos e progressivo dos réus, por meio dos veículos de comunicação, também réus. Os fatos narrados em 86 páginas, configuram, na argumentação do atual Prefeito, verdadeira perseguição política que com o passar dos meses transformou-se em notória campanha difamatória e discriminação pessoal contra o autor.
Cala boca, Felice
Nesta semana, a Justiça proibiu Felice de fazer novas ofensas, apontando uma multa de R$ 5 mil a cada citação. As duas rádios também foram proibidas de vincular reportagem que tragam teor calunioso, caso contrário a mesma multa será aplicada.
O advogado de Felice, Caciano Ferreira, disse que até quinta-feira, seu cliente não havia sido notificado. Para ele, a decisão da Justiça afronta a Constituição. Em entrevista, o advogado defendeu a liberdade de expressão e disse que quando alguém se ofende com o relato feito por outra pessoa é porque a “carapuça serviu”. Ainda, Caciano relatou estar decepcionado com o Governo que aí está. “Tanto criticaram o uso da mídia, mas estão fazendo isso para se promover”, relatou. 
A liminar que proíbe Sanchotene de associar o nome de seu sucessor a Hitler ou ao nazismo também cita Elisabete Felice. A deputada, assim como o marido, fez campanha difamatória através dos microfones das rádios processadas. Quanto a “Bete”, Caciano diz que ela tem imunidade parlamentar e que, portanto, pode falar o que quiser e de quem quiser. 
O secretário de Indústria e Comércio, Jorge Prestes Lopes também processará Sanchotene Felice que ao ser entrevistado pela rádio pelega, o ofendeu e acusou de forma caluniosa. O ex-prefeito já foi, ou está, sendo processado pelo secretário de Governo, Fernando Alves, pelos vereadores Mauro Brum e Clemente Correa e pelo vereador Ronnie Mello pelos mesmos motivos – calúnia.

0 comentários: