quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Secretaria de Agricultura aponta início de semeadura em Uruguaiana

O município de Uruguaiana, foi o primeiro a iniciar a semeadura de arroz. Até o momento a área cultivada é de quatro mil hectares e a meta é atingir 328 mil hectares na região, conforme o levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). 
No Estado já foram semeados 10.708 hectares e a maior extensão está na Fronteira Oeste, que registra uma área de 10.122 hectares. Alegrete é o município que conta com maior área plantada, com 5.622 hectares. A estimativa do Irga é que sejam cultivados 1.100.347 hectares de arroz no Estado neste ano, uma área 2% superior à semeada na safra 2012/2013. 
De acordo com o coordenador regional do Irga na Fronteira Oeste, Gustavo Hernandez, este ano os produtores começaram a semear um pouco antes da período tradicional que vai de 20 de setembro a 5 de novembro. “A nossa recomendação é que o produtor aproveite o clima favorável e inicie a semeadura”, afirma. 
Para o meteorologista do Irga, Glauco Freitas, a tendência é de pouca chuva e com distribuição irregular durante a primavera no Estado. Nas localidades próximas do Uruguai e do Litoral Norte os volumes de chuva podem ser um pouco maiores, mas mesmo assim abaixo da média para o período. “A previsão é de redução de 20 % a 40 % nas chuvas da primavera em relação à média histórica e o verão também deverá ser mais seco”, diz Freitas. 
Apesar da previsão de uma primavera mais seca, Freitas adverte sobre a possibilidade de ocorrência de fenômenos mais extremos e a concentração de altas precipitações em locais específicos.

0 comentários: