sexta-feira, 7 de junho de 2013

Thiago Carrijo está de volta à chefia de uma delegacia

Thiago Carrijo foi, e continua sendo, sem sombra de dúvidas, o nome mais comentado em Uruguaiana, e de forma negativa, quando o assunto é honestidade da Polícia Civil. Afastado do cargo no ano passado em função de denúncias feitas pelo Ministério Público e que o levaram a condenação por peculato, Carrijo está de volta à Polícia Civil, agora como titular da delegacia da cidade de Cerro Largo.
Mesmo condenado criminalmente, a Instituição que presa pelo cumprimento das leis, pela moral e segurança da comunidade, colocou Thiago novamente a frente do combate ao crime, ignorando as irregularidades confirmadas em sentença.
No processo consta que Thiago Carrjo, à época titular da Defrec - Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Uruguaiana, entrou na casa de uma cidadã residente no interior do município, e apreendeu vários objetos, entre eles, uma televisão de 42 polegadas. A televisão, segundo depoimentos colhidos pela Justiça, permaneceu escondida no banheiro da Delegacia até que o Delegado a levasse para casa. Diante das denúncias, a Polícia Federal foi colocada na situação de ter de cumpriu um mandado de busca e apreensão em nas dependências de uma instituição co-irmã, e apreendeu a televisão presenteada por Carrijo à sua namorada, hoje esposa. Todavia, a cúpula da Polícia Civil gaúcha entende que Carrijo, mesmo não tendo declarado a existência da televisão em Inquérito, agiu sem intenção de furtá-la, e sim de zelar pelo patrimônio de terceiros, em sua casa, claro, eis que até o controle remoto ficou na Delegacia.
À época com 30 anos, Thiago foi nomeado delegado da Polícia Civil e destacado para Uruguaiana em 2011, chegando ao município como uma das grandes apostas do grupo formado por seis delegados. Aos poucos seu trabalho ganhava notoriedade, porém o comportamento perturbado chamava a atenção de forma negativa. Além do caso do peculato, Carrijo acabou envolvendo-se em outros fatos lamentáveis, como o disparado uma arma de fogo contra um agente policial, além de maus tratos aos animais.
Para Carrijo, Cerro Largo significa um recomeço, mas para os que acreditavam em ética da Polícia Civil, o retorno de Carrijo significa a imundícia latejante no seio da Instituição.

0 comentários: