quarta-feira, 20 de março de 2013

Estado receberá 3,1 milhões de doses da vacina contra a gripe neste ano

O número de doses da vacina contra a gripe disponibilizadas para a população do Rio Grande do Sul neste ano será 50% superior ao que foi distribuído no início da campanha de 2012, informou o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. “No ano passado o Ministério da Saúde calculou, entre os grupos de riscos e doentes crônicos, 1,9 milhão de vacinas. Nós tivemos que ampliar a campanha e vacinamos outras pessoas, chegando a aproximadamente 3 milhões. Agora nós vamos iniciar a campanha já com 3,1 milhões de doses”, explicou. 

A campanha neste ano vai começar antes e será realizada entre os dias 15 e 26 de abril. No ano passado, o calendário de vacinação começou em 5 de maio e precisou ser prorrogado até 13 de junho. Para isso, foi necessário adquirir novos lotes para que fosse atingida a meta de imunização estabelecida pelo governo. “Essa foi uma reivindicação que fizemos ao Ministério da Saúde: vamos iniciar a vacinação 20 dias antes. Essa vacina leva de 20 a 30 dias para atingir o ápice de seu funcionamento. E aqui na região Sul o frio chega antes e com ele também as infecções”, disse Ciro Simoni.

Além disso, o secretário de Saúde garantiu que os municípios gaúchos terão que ter pelo menos um posto de saúde para a vacinação. “Estamos estimulando os municípios a ter o maior número possível de postos para vacinação. No mínimo, o município terá que ter um. Essa vacinação vai ser espalhada por todo o Estado”, ponderou. Ele espera que até o início da vacinação 80% das doses já estejam nos locais de imunização, garantindo a eficácia da campanha.

A imunização é gratuita para gestantes, mulheres que realizaram parto até 45 dias depois, crianças de seis meses a dois anos, idosos com mais de 60 anos, indígenas e profissionais da saúde, além dos pacientes que integram os grupos de riscos e são portadores de doenças crônicas como pulmonares e renais. A vacina protege contra vários tipos de vírus, entre eles o H3N2 - responsável pela gripe comum - e o H1N1, a gripe A. No Rio Grande do Sul, 67 pessoas morreram em função da Influenza A no ano passado.

0 comentários: