Hoje, às 9h, terá início á venda de trinta frisas para o Carnaval de Uruguaiana. Elas custam R$ 3 mil e têm 10 lugares cada uma. Só poderá ser adquirida uma frisa por CPF. O local de vendas será o guichê do Carnaval na Estação Rodoviária de Uruguaiana.
Libres
Mais uma noite do Carnaval de Paso de los Libres precisou ser transferida em função da chuva. As atividades estão sendo desenvolvidas sempre aos sábados e a última noite foi transferida para essa semana.
O pasto toma conta de algumas esquinas da cidade e nesta quadra em especial atrapalho o visual do educandário popularmente conhecido como escola da Caul.
Segurança
Representantes dos órgãos de segurança reúnem-se nesta terça-feira, no quartel da Brigada Militar, para tratar a respeito do sistema de segurança que será implantado no evento deste ano. Segundo o Major Joni, Comandante do 1º Bpaf, o município receberá reforço policial vindo de Santa Maria.
Lixo
Os moradores de São Marcos estão reclamando da frequência da coleta de lixo naquela localidade. Segundo eles, uma vez por semana é insuficiente para atender a demanda dos moradores, especialmente no verão.
Pinheiro Machado
Os moradores da Pinheiro Machado estão desesperados. O trânsito naquela rua ficou insuportável depois das mudanças feitas pela Prefeitura. Vários acidentes foram registrados nas últimas semanas.
Creches
Inicia amanhã, a segunda etapa das inscrições às vagas disponíveis na rede municipal de ensino aos alunos da Educação Infantil. Os pais devem realizar inscrição na escola mais próxima a sua residência.
Consul
O prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu em seu Gabinete o Cônsul da República Argentina em Uruguaiana, Ministro Alfredo Ortiz Baeza. No encontro foram alinhados projetos culturais a partir de futuro acordo entre o município de Uruguaiana e a Província de Corrientes. Segundo Schneider, a ideia é viabilizar apresentações de música, dança, teatro, seminários e congressos, oriundos do país vizinho, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. Também assumiram compromisso de padronização dos equipamentos do Corpo de Bombeiros de Uruguaiana e Paso de los Libres, para que, em uma eventual necessidade, o trabalho em conjunto seja plenamente eficaz.
Cidade Manhã
O radialista e secretário para Assuntos de Interior do município, Franco Malfussi, retorna no próximo dia 4 de março aos microfones da Rádio São Miguel, emissora na qual trabalhou por 44 dos seus quase 50 anos de história. Malfussi voltará a comandar o programa Cidade Manhã, hoje ancorado pelo radialista Miguel Siqueira, que permanece na emissora com o programa Agricultura e Pecuária. O Cidade Manhã irá ao ar diariamente, a partir das 7h, até às 10h.
Unipampa
O prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider recebeu representantes da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana (Unipampa), professoras Elena Maria Billig Mello, Pró-Reitora de Graduação e a professora Diana Paula Salomão de Freitas, Coordenadora da Coordenadoria do Desenvolvimento do Ensino de Graduação - COORDEG. Na pauta, o ensino público gratuito e a consolidação da Unipampa na região.
Violência no JP
Inaugurado em 2010, o Loteamento João Paulo II registra diariamente ocorrências de furto, roubo, arrombamento, tráfico, agressões e outros crimes. Os dados não me surpreendem, mas preocupam, já que pouco se houve falar em planejamento quanto á garantia de segurança à comunidade que reside em áreas mais afastadas. Assim que as casas começaram a ser construídas, as autoridades passaram a falar sobre saneamento, educação, lazer, saúde, porém quanto á segurança só se atribuía a iluminação.
Violência no JP II
É bom que se entenda que a criminalidade se expande á medida que a cidade cresce e que os bandidos migram para os locais mais afastados do centro da cidade, ou seja, João Paulo II é um prato cheio. Ao se projetar um loteamento, é preciso analisar a área, pensar em segurança e manter ativa durante boa temporada uma “força tarefa”, mostrando ao bandido que apesar de novo, o local não está exposto a vulnerabilidade. É como se os novos bairros fossem crianças, as quais você precisa cuidar, proteger. Então, a única forma de evitar que os bandidos tomem conta do JP II é o protegendo. Fica a sugestão: patrulhamento da guarda municipal 24 horas e a formação de um grupo de apoio ao JP II.
Violência no JP III
Tal grupo seria formado por assistente social, policiais, guardas, um conselheiro tutelar, enfermeiro. Caberia a este grupo visitar o loteamento periodicamente, analisar a situação e colher informações quanto ás necessidades do local. Alguém vai me dizer: mas isso existe através do PIM, da Assistência Social e etc. Existe? Mostre-nos os resultados. Cuidar da segurança não ganha voto, nem popularidade e é só por isso que vivemos num País tão inseguro.
A quem interessar possa
Enquanto a cidade vive o Carnaval Fora de Época, o Interior espera maior atenção por parte dos governantes. A saúde nas localidades afastadas do barulho da avenida do samba não andam nada bem.
Pré-escola
Os prefeitos que assumiram o cargo no início deste ano terão um desafio a cumprir até o fim do mandato, em 2016: universalizar a pré-escola. A matrícula de todas as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos tornou-se obrigatória em 2009. O prazo final foi fixado para 2016 e a responsabilidade recai sobre os municípios aos quais cabe a educação infantil.
Pré-escola II
O desafio dos prefeitos será garantir vagas para as crianças na rede pública. Alguns municípios, entretanto, não têm unidades suficientes e precisarão construir novos prédios. Além disso, virão mais gastos com os profissionais contratados e a manutenção das novas instalações.
Pré-escola III
Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em 2010, havia 1.154.572 crianças na faixa de 4 a 5 anos fora da escola. A matrícula na pré-escola, no entanto, avançou na última década. Em 2000, 51,4% das crianças nessa faixa etária tinham acesso à educação, patamar que saltou para 80,1% em 2010.
Pré-escola IV
Há pouco mais de um mês exercendo o mandato de prefeito de Araguapaz, município goiano com 8,5 mil habitantes, Fausto Luciano antecipa que será difícil cumprir a meta sem mais recursos do governo federal. “Hoje é quase impossível. Os recursos do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] são escassos. Com os recursos de que dispomos hoje, será preciso existir algo mais até 2016 para que isso seja implementado. É um desafio para os gestores que estão entrando agora”, disse Luciano.
Pré-escola V
As prefeituras recebem apoio federal por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância). O objetivo é financiar a construção de unidades de educação infantil para atender a crianças de até 5 anos, faixa etária da creche à pré-escola. A inclusão do pré-escolar ocorreu por emenda à Constituição. Antes da mudança, o ensino fundamental era a única fase escolar obrigatória no Brasil. Desde então, o ensino passou a ser obrigatório dos 4 aos 17 anos, abrangendo a pré-escola, o ensino fundamental e o médio.
Escuridão
A comunidade reclama da falta de iluminação em vários pontos da cidade, um deles na Júlio de Castilhos, entre a Sete de Setembro e Gen. Câmara.
0 comentários:
Postar um comentário