sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Campanha nacional de atualização da Caderneta de Vacinação começa neste sábado

A primeira campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos começa neste sábado (18) e prossegue até sexra-feira (24). No Rio Grande do Sul são cerca de 640 mil crianças nesta faixa etária que devem ser levadas pelos pais ou responsáveis a uma das 1,8 mil salas de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.
A ação visa avaliar os casos de atraso na situação vacinal de rotina de acordo com calendário básico infantil. Além disso, passarão a constar no calendário duas novas vacinas: a pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B) e a da poliomielite injetável, ao invés de gotas.
Estarão disponíveis para a ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG (contra a tuberculose), hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Pentavalente
A vacina pentavalente é injetável e reúne, em uma única aplicação, a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente - que protege contra difteria, tétano, coqueluche e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b (meningite e outras doenças bacterianas) e que deixará de ser ofertada - e a vacina contra a hepatite B.
A pentavalente será administrada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida. Além desta vacina, a criança manterá os dois reforços com a DTP. O primeiro reforço deverá ser aplicado aos 15 meses e o segundo aos quatro anos. Os recém-nascidos continuam a receber a primeira dose da vacina hepatite B nas primeiras 24 horas de vida, preferencialmente nas 12 horas, para prevenir a transmissão vertical. A vacina hepatite B também ficará disponível a outras crianças que já tinham esquema completo para tetravalente, mas não tinham para a hepatite B.

Polio injetável
A partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas na rotina (fora de campanhas) contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e o reforço (aos 15 meses) continuam com a vacina oral (duas gotinhas). Enquanto a polio não for erradicada no mundo, a vacina oral continuará a ser utilizada, pois ainda existem três países (Nigéria, Afeganistão e Paquistão) endêmicos para a doença e 30 com circulação viral (com surtos por importação de casos).
A criança menor de cinco anos de idade que iniciou esquema com as vacinas orais deverá completá-lo com a mesma vacina. Já a criança menor de cinco anos, que ainda não iniciou com as gotinhas, deverá seguir o esquema sequencial.

0 comentários: