sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Governo do Estado reorganiza locais de distribuição de medicamentos para portadores de HIV/Aids

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realiza uma redistribuição das unidades dispensadoras de medicamentos para portadores de HIV/Aids. O objetivo do processo é melhorar a organização da rede, desafogando alguns serviços que possuem excesso de demanda, enquanto outros eram ociosos e atendiam a poucos usuários. Atualmente são 52 locais de distribuição dos retrovirais aos cerca de 26 mil usuários entre adultos e crianças.
Vacaria foi o último município a abrir uma nova unidade, no mês passado. Anteriormente, os usuários do município retiravam os medicamentos em Caxias do Sul, que vinha operando com uma demanda muito alta. Para outubro, também está prevista a abertura de um novo local em Sapiranga, que deixa de ser atendida em Novo Hamburgo e será referência para Campo Bom. Até o final do ano deve ainda começar a atender uma unidade em Taquara, que atenderá também Três Coroas e Igrejinha, que antes eram referenciadas para Porto Alegre.
Os critérios para a abertura dos novos locais são a existência no município de um Serviço de Assistência Especializado (SAE) e com programas de incentivo, além de que a referência atual possua grande demanda e exista suficiente número de usuários cadastrados. Cada município dispõe a unidade dispensadora de acordo com a sua infraestrutura, funcionando ou nos próprios SAE ou nas farmácias públicas municipais.
O elenco de medicamentos hoje distribuídos de forma gratuita aos portadores de HIV/Aids é composto por um elenco de 37 retrovirais, sendo que cada usuário recebe um coquetel formado de ao menos três deles, de acordo com a prescrição médica. Os usuários também recebem outros medicamentos para o tratamento de demais complicações causadas pelo vírus e contra os efeitos colaterais causados pelos retrovirais.
Os usuários recebem o encaminhamento para a unidade dispensadora mais próxima logo após serem diagnosticados com o vírus. Na oportunidade são realizados exames para avaliar se o caso se enquadra dentro dos critérios definidos pelo Ministério da Saúde para o início do tratamento.

0 comentários: