sábado, 30 de abril de 2011

Cheque combustível foi desviado da secretaria de Saúde para pagar enfermeira

A CPI da Saúde ouviu na tarde desta sexta-feira, 29, os auxiliares de enfermagem Luísa Elaine Gutierres Jacques e Rudinei de la Porta da Rosa, que trabalharam na Clínica Renal sob intervenção do Município desde agosto de 2007. Em depoimento, eles afirmaram que trabalharam na Clínica desde a intervenção até outubro de 2009, recebendo pagamentos mensais a título de salário diretamente da Santa Casa de Caridade, porém sem qualquer registro profissional. Também não receberam direitos trabalhistas como 13º salário, férias, FGTS. De outubro de 2009 a junho de 2010, desempenharam suas funções sem perceber qualquer pagamento, até serem dispensados pela secretaria de Saúde. Luísa disse que em outubro de 2009 recebeu dois meses de salário através de cheque administrativo destinado a combustível da secretaria de Saúde, cheque este resgatado por caixa no Banco do Brasil. Ela também declarou à CPI que o ambiente de trabalho na Santa Casa de Caridade é tenso e que algumas das demissões foram motivadas por perseguição a funcionários.
Também depôs a enfermeira Marta Panciera Blanco, chefe da UTI Geral da Santa Casa e do Posto 18, localizado na Profilurb. Inquirida pela CPI, disse que faltam alguns materiais e que, segundo sabe, os pacientes têm conseguido os medicamentos que devem ser fornecidos pelo governo. Sobre o óbito ocorrido, supostamente por falta de material, tem conhecimento de que os procedimentos internos necessários foram adotados, embora não tenha sido efetivada a compra. Não tem maiores informações a prestar vez que se encontrava afastada do trabalho por licença maternidade, tendo retornado há cerca de quinze dias.
O presidente da CPI, ver. José Clemente requisitou documentos comprobatórios do que foi declarado pelos depoentes, e estará solicitando a administração do nosocômio informações sobre o cheque administrativo, recibos de pagamento, pedidos de compra de material, dentre outros documentos importantes.

2 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mais uma da pediatria: Os recém-nascicos após o meio dia, só tomam banho no dia seguinte. Uma mãe que deu à luz ontem à tarde, ficou com seu bebê com resíduos do parto, como sangue e restos da placenta, até às 9h de hoje.
Interessante que recém nascidos antes do meio dia tem "direito" a banho. Mamães, falem para seus bebês nascerem antes do meio-dia, senão ter que aguentar o cherinho ruim até o outro dia. Parece que higiene não é mais questão de saúde para o nosso serviço de Saúde. Será este mais um delito de Ana Del Litto????

edson disse... [Responder comentário]

Pagar salario de Funcionario da Saúde com Dinheiro que era para combustivel? Isto é o fim , Se fosse outro m,Prefeito certamente o MP, teria ja Intaurado Inquerito, isto que eu digo de Justiça Isenta?. Edson