quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Basquete: Mais três atletas da Luba são convocados para a Seleção Gaúcha

Ontem, 26/9, o treinador da Liga Uruguaianense de Basquete (Luba), Romulo Joia Mena Barreto, ia pegar o telefone para informar o presidente da Federação Gaúcha de Basquete, que o time não iria participar do Campeonato Estadual adulto, por falta de subsídios, quando surgiu uma luz no fim túnel. Desde sábado, quando o time voltou de Bagé, Romulo está atrás de patrocínios para pagar transporte e alimentação dos jogadores. “Faz três dias que eu não durmo batendo de porta em porta para conseguir dinheiro para colocar esses meninos na estrada e realizar o sonho deles, até às 18h (de ontem) eu tinha que ligar para a Federação para dizer se a gente ia ou não, e não sei de onde e nem como, surgiu uma luz no fim do túnel. A gente vai. Vamos colocar um cheque pré-datado para 30 dias, correr atrás e realizar o sonho desses meninos, vocês não têm ideia de como é sofrido”, comentou, emocionado.
Além disso, outra notícia boa alegrou a terça-feira da equipe. Foram convocados mais três jogadores para a Seleção Gaúcha, desta vez, Sub-17. Braian Santos, Ernesto Cadore e Vinicius Becker, que vão se apresentar à Seleção no próximo sábado em Santa Cruz do Sul. No início deste mês o atleta Luiz Ernesto Doval de Menezes foi convocado para a seleção Sub-15. “Só de eles terem a oportunidade de serem convocados e estarem a 623 quilômetros da capital é um baita negócio. A gente está em uma crescente tremenda de vitórias, começamos perdendo e aos poucos fomos nos recuperando”, analisou.
A Luba recebe apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura (Smelc), mas é um valor fechado, por isso, na maioria das vezes o time precisa de patrocínios para pagar as despesas com alimentação e viagens. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com Miguel, pelo número (55) 98134-5101.

Campeonato Estadual Adulto
No próximo sábado, 30/9, começa o Campeonato Estadual Adulto em Santa Cruz do Sul, que por coincidência é a mesma cidade que os convocados terão de se apresentar à Seleção. “A Luba vai participar do campeonato adulto, mesclando alguns meninos da base com os adultos e apostando em um trabalho a médio e longo prazo”, comentou o treinador Romulo. “A gente vai jogar o adulto e dar uma experiência legal para a base e para os próprios jogadores adultos. Nunca o basquete esteve tão em alta em Uruguaiana e em evidência no Estado. Nós com meia dúzia de bola e um ginásio, ganhamos de estruturas fantásticas como a Sogipa, o Grêmio Náutico União, Corinthians de Santa Maria, Bagé, que inclusive ficou 30 dias na Croácia aprendendo basquete, no maior centro da Europa, no maior centro do mundo, e nós fomos lá e vencemos”, frisou.
Em 2015 a Liga Uruguaianense foi vice-campeã estadual, e em 2016 não jogou o campeonato por falta de verba.

Último final de semana
A Luba venceu os campeonatos estaduais sub-15 e sub-17 no último sábado, 23/9, contra o Bagé Basquete Clube, na casa do adversário.
O jogo da categoria sub-15 ocorreu às 15h, e o time de Uruguaiana venceu o Bagé por 61 a 48. Já os meninos da categoria sub-17 ganharam de 99 a 44, na partida realizada às 16h30.                       
“O sub-15 tem feito excelentes apresentações, grandes jogos, é uma gurizada que começou este ano e cresceu muito. O sub-17 está dando show no Estadual. Há 90% de chances que vá classificar entre os quatro primeiros e vá brigar pelo título, até porque nós temos seis jogos em casa ainda e dos seis, precisamos ganhar um ou dois para ter uma classificação segura”, explicou.
As categorias sub-15 e sub-17 entram em quadra no próximo dia 8/10 contra o Bira de Lajeado.

Larissa Vargas

0 comentários: