sexta-feira, 31 de março de 2017

SEMED distribuirá novo uniforme escolar

O ano letivo da rede municipal de ensino começou no dia 22/2 em Uruguaiana e muito se viu nas ruas e escolas, os alunos novamente usando os uniformes distribuídos no ano passado pela Prefeitura Municipal. A novidade, é que neste ano, novos uniformes serão entregues aos estudantes. A informação é do secretário de Educação, Emerson Barreto Ortiz.
A previsão para entrega, no entanto, só deverá ocorrer em maio, já que a compra ainda está em processo de licitação. “São uniformes para o inverno. Quanto ao tênis ainda estamos estudando, pois a princípio serão substituídos”. Ainda, de acordo com o secretário Emerson, todas as escolas municipais receberão os uniformes e nenhum aluno ficará sem o seu.

Uniformes
O Programa de Distribuição de Uniformes Escolar é regulamentado por meio do Decreto Municipal nº 4.496/2015 e foi assinado durante o governo de Luiz Augusto Schneider. O Programa “Autoriza o fornecimento de Uniforme Escolar aos alunos da Rede Municipal de Ensino Público”, e constitui-se na entrega de caráter definitivo de Kits individuais aos alunos da Rede Municipal. A distribuição é gratuita.
Para participar do Programa, o aluno deverá estar regularmente matriculado em escola de educação infantil ou ensino fundamental da rede municipal. Os kits de Uniforme são distribuídos a todos os alunos, independentemente da idade do aluno, da escola onde estuda, da renda familiar, da condição de aprendizagem ou de seu local de moradia. O kit recebido é de responsabilidade exclusiva dos pais ou responsáveis, de quem detém a guarda do aluno ou de alunos adultos maiores de idade.
Segundo o Manual Uniforme Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério de Educação (MEC), o fornecimento de uniformes escolares aos alunos das redes municipais de Educação Básica tem apresentado excelentes resultados, favorecendo: a preservação do orçamento familiar;  o fortalecimento do laço entre o aluno e a escola; a minimização da discriminação social;
a criação de hábitos de higiene, organização e a manutenção da ordem (do uniforme escolar, do material didático e do próprio ambiente escolar) e a segurança dos alunos e do ambiente escolar, entre outros aspectos.
Karine Ruviaro

0 comentários: