quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Embrapa lança cultivar de arroz irrigado

Gabriela Barcellos

Entre outras atividades, o primeiro dia da 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz será marcado pelo lançamento da cultivar de arroz irrigado BRS S701CL e a apresentação da BRS Pampa CL, as duas desenvolvidas para atender o sistema ClearField. O trabalho é da Embrapa Clima Temperado, sediada em Pelotas.
O lançamento ocorre em parceria com a Basf, às 18h15, no auditório principal da Estação do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) onde ocorre o evento. O manejo das lavouras de arroz com o auxílio do Sistema de Produção Clearfield possibilita o controle eficaz do arroz-vermelho, principal planta daninha da orizicultura mundial.
A cultivar é oriunda do programa de melhoramento genético da Embrapa, obtida por retrocruzamento entre a cultivar comercial BRS 7 Taim e a cultivar Cypress CL, que é uma fonte de resistência a herbicida do grupo químico da imidazolinonas.
A cultivar BRS A701 CL foi desenvolvida com o objetivo de combinar boas características agronômicas da cultivar BRS 7 Taim com a resistência ao herbicida de largo espectro Kifix® do grupo das imidazolinonas, característica esta encontrada na cultivar Cypress CL.
A BRS A701 CL apresenta ciclo médio, cerca de 130 dias da emergência à completa maturação, alto potencial de produtividade, alcançando 8,6 ton/ha. Possui resistência ao acamamento e ao degrane, e moderada tolerância à toxidez de ferro. É considerada uma planta moderna, com folhas lisas e eretas, porte baixo. È recomendada para culinária de qualidade, pois os grãos são do tipo “agulhinha”, de casca lisa e clara.
Segundo o pesquisador Ariano Magalhães Júnior, esta nova cultivar atende à demanda do setor produtivo, em substituição à cultivar BRS Sinuelo CL, que apresentava tolerância de primeira geração ao herbicida Only®, não tolerando o Kifix®.
Sementes desta cultivar podem ser adquiridas de produtores licenciados pelo Escritório de Negócios de Capão do Leão/Embrapa Produtos e Mercado (http://spm.embrapa.br/escritorios/capaoleao/historico/).
 A segunda cultivar direcionada ao sistema de produção Clearfield, a BRS Pampa CL, será apresentada ao público e possivelmente lançada em 2018. Ela tem características semelhantes a BRS Pampa, com um o acréscimo de se adaptar ao sistema Clearfield,  que evita o aparecimento do arroz-vermelho. Ela permanece produtiva e com excelente qualidade de grão.
Em 2016 somente a BRS Pampa, conquistou um número duplicado de usuários que a cultivaram nas lavouras orizícolas gaúchas, se comparada ao ano de 2015. A expectativa é que se tenha um incremento na área de adoção entre 15 a 20%, nos próximos cinco anos. Com a apresentação da cultivar que adiciona em sua genética o sistema Clearfield o incremento poderá ser superior às expectativas da pesquisa.
A 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é realizada pela Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), na Estação Experimental do Inga, em Cachoeirinha, de 16 a 18 de fevereiro. O evento mostra as novidades no setor orizícola no Brasil à cadeia produtiva do arroz, que estará reunida durante três dias, para apresentar os últimos avanços científicos e tecnológicos na cultura, bem como discutir a realidade socioeconômica do setor em nível nacional e internacional.
O evento vai contar com roteiros de vitrines tecnológicas, fórum técnico e mercadológico, incluindo palestras  e painéis diários, além de dinâmicas de veículos, máquinas e equipamentos rurais e a realização das reuniões da Câmara Setorial do Arroz e da Confederação de Entidades Latino-Americanas de Arroz (Celarroz). A abertura oficial da Colheita do Arroz 2017 acontece com a presença de autoridades, no sábado, dia 18, às 10h30.

0 comentários: