sábado, 21 de janeiro de 2017

Trabalho em conjunto: Secretaria de Saúde e Santa Casa adotam novas formas de atendimento

Na manhã de quinta-feira, 19/01, a secretária de Saúde, Thais Aramburu, esteve reunida com o provedor do Hospital Santa Casa de Caridade (HSCC) de Uruguaiana, Eduardo Pereira Velo, elaborando políticas públicas que visam sintonizar a forma de trabalho destes locais. Nas palavras da secretária, “hoje penso ser um marco na história da saúde em Uruguaiana”, afirma Aramburu.
Já na parte da tarde, representantes da Secretária, Prefeitura e Santa Casa, se reuniram com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e também com os responsáveis pela coordenação do Pronto Socorro.  Na oportunidade, foi apresentado para os servidores das duas entidades que a partir de agora ambos vão utilizar o mesmo protocolo de atendimento, ou seja, sob uma classificação de risco.
A classificação de risco está dividida em cores, onde os atendimentos serão realizados a partir de uma triagem específica, sendo: vermelho para atendimento imediato; amarelo para atendimento urgente, porém não imediato; verde para atendimento no dia; e azul refere-se a aquele atendimento não urgente, mas agendável.
Para o prefeito Ronnie Mello “apesar de muitos falarem que a Santa Casa não é compromisso da Prefeitura, eu acredito que tudo o que acontece em Uruguaiana é de responsabilidade do município. Por isso, que realizamos esta parceria com a Santa Casa”, afirmou Mello.
O objetivo da unificação deste novo modelo de atendimento é justamente “desafogar” os atendimentos no Pronto Socorro, deixando para este local somente atendimentos de urgência e emergência, proporcionando assim, redução de filas no atendimento e maior qualidade no serviço prestado. Dessa forma, a demanda primária de serviços de saúde e atenção básica fica a cargo das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

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