domingo, 13 de novembro de 2016

Safra 2016/2017: Campanha ultrapassa Fronteira Oeste na evolução da semeadura

Gabriela Barcellos

Pela terceira semana consecutiva, a semeadura do arroz avançou em ritmo lento no Rio Grande do Sul. Apesar da diminuição no volume de chuvas, algumas áreas continuam alagadas, o que dificulta os trabalhos no campo. Apenas 51.923 hectares foram semeados na semana que passou, o que corresponde a 4,7% de aumento.
De acordo com o último levantamento do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), datado de três de novembro, o Rio Grande do Sul tem hoje 708.716 hectares semeados, o que equivale a 64,9% dos 1.091.401 hectares projetados para a safra 2016/2017. A Fronteira Oeste, que estava à frente no plantio, perdeu o posto para a região da Campanha, agora mais adiantada, pela segunda vez desde o início do plantio. Na região, 85,3% da área prevista já está plantada, equivalente a 139.571,0 hectares. Em seguida veio a Fronteira Oeste, com 82,7% (263.044,0) e, Zona Sul, com 76,5% (136.244,0). A Planície Costeira Interna foi a região onde houve o maior crescimento na semeadura, encerrando a semana com 60,8% dos trabalhos finalizados, seguida da Região Central, com 29%, e Planície Costeira Externa com 27,3%.
Se em algumas regiões as chuvas têm prejudicado a evolução da semeadura, em outras, têm causado problemas de ordem técnica. Na Zona Sul, por exemplo, conforme o engenheiro agrônomo e coordenador da Regional, André Matos, as condições climáticas adversas não permitiram a aplicação de herbicidas pré-emergentes no momento ideal, o que dificulta o controle de plantas invasoras, porém, pondera: “O excesso de chuvas não vêm afetando o bom andamento da semeadura que, na Zona Sul, atinge 76,5%, o que significa que está dentro das expectativas se comparada à safra anterior que, neste mesmo período, era de 56,8%”, explica. 
A boa notícia é que, de acordo com a previsão do Instituto Climatempo, a tendência é que as chuvas deem uma trégua ao longo das próximas semanas, o que já começa a ser percebido. Este cenário é favorável ao plantio e às lavouras, pois também garante o aumento da luminosidade, fator decisivo para o desenvolvimento das plantas.
O relatório completo da evolução da semeadura está disponível no site do Irga (www.irga.rs.gov.br).

0 comentários: