domingo, 4 de setembro de 2016

Schirmer é o novo secretário de Segurança Pública

Gabriela Barcellos

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB) é o novo secretário de Segurança Pública do Estado. A decisão foi pessoal e exclusiva do governador José Ivo Sartori, amigo e companheiro de partido de Schirmer desde o MDB. A principal credencial do Prefeito para o cargo é exatamente a confiança irrestrita que Sartori deposita nele.
O convite, feito na noite de quarta-feira, 31/8, é o segundo feito por Sartori a Schirmer. Anteriormente, o político recusou o ingresso no Governo Sartori, dizendo que queria comprir até o final o mandato de prefeito. A quatro meses de entregar o cargo, ele renunciou e o vice-prefeito, José Farret, comandará a cidade até 31 de dezembro.
Advogado e professor universitário, Schirmer foi secretário da Agricultura e da Fazenda nos anos 1990. Nos últimos meses, teria admitido a correligionários que poderia assumir um cargo no governo do Estado para deixar Farret assumir a prefeitura de Santa Maria no final do mandato. Farret já foi prefeito de Santa Maria nos anos 1980 e 1990. Este ano, deixou o PP e está sem partido.
A escolha de Sartori é polêmica e repercutiu mal entre os aliados na Assembleia, no próprio primeiro escalão e, pode se dizer que causou até revolta nas corporações da área da segurança. O problema é o fato de Schirmer ter na paleta a marca de ser o prefeito de Santa Maria à época do incêndio da boate Kiss, que resultou na morte de 242 jovens. O prefeito não foi responsabilizado criminal nem civilmente pela tragédia, mas persistem as dúvidas sobre eventuais omissões de seus subordinados no licenciamento de uma casa noturna com tantos problemas de segurança. Também pesa a inexperiência na área de segurança pública.

0 comentários: