sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Alunos protestam contra censura


Daiany Mossi

Alunos de duas escolas de Uruguaiana realizaram caminhada em protesto aos Governos Federal, Estadual e Municipal. 
Em relação ao Governo Federal, os estudantes das escolas Moacir Ramos Martins e Paulo Freire criticaram o projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados com o objetivo de proibir a discussão de questões políticas em sala de aula. Em relação ao Estadual, os alunos reclamam quanto à falta de investimentos no setor e o parcelamento dos salários dos professores e funcionários. 
Já quanto ao Governo Municipal, os estudantes criticam a atitude dos organizadores do desfile da Pátria. Conforme os alunos, ao ingressarem na Avenida com faixas e cartazes em protesto aos governos, as escolas tiveram os nomes ignorados entre os presentes. Além disso, a banda do Exército não acompanhou o desfile dos alunos que passaram pelo público em silêncio.
De acordo com o secretário de Educação Francisco Robalo, a determinação partiu da Comissão Organizadora do desfile de 7 de Setembro. “As escolas não seguiram o regulamento do desfile. Entendemos que há lugar e momento para se protestar”, diz Robalo. 
Para o secretário, os alunos foram induzidos por professores. “Os alunos foram assediados por professores, pois muitos nem sabiam contra o que protestavam. Além disso, tivemos pais indignados com a atitude dos educadores”, falou o secretário sem apontar os nomes os pais e dos professores. 
O desfile de protesto à censura realizado no sábado, contou com aproximadamente 500 alunos, de ambas as escolas.

0 comentários: