quarta-feira, 3 de agosto de 2016

ProUni 2016/2: abertas inscrições para bolsas remanescentes

Estudantes que não foram contemplados com bolsas de estudo nas chamadas regulares do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2016/2 têm mais uma oportunidade para ingressar em universidades particulares. As inscrições para bolsas remanescentes começaram hoje, 1º de agosto. 
O prazo segue aberto até 26 de agosto para candidatos não matriculados em instituições de ensino superiores. Já para os que já estão matriculados em universidades, o período de cadastro continua até 14 de novembro.
Somente pode participar da seleção para as bolsas remanescentes do ProUni 2016/2 quem se enquadrar em um dos casos abaixo:
-Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e quem tirou notas acima de 450 nas provas objetivas sem zerar a redação;
-Professores da rede pública de ensino, no exercício da profissão.

Bolsas
Para concorrer às bolsas integrais, é necessário que o candidato tenha renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 1.320). Já para tentar obter meia bolsa, deve-se ter renda de até três salários mínimos por pessoa (R$ 2.640).
Em ambos os casos, o estudante deve comprovar ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola particular como bolsista ou ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício (nesse caso, não é preciso comprovar renda). 

ProUni 
O programa, criado em 2004 pelo Governo Federal, oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino particulares a candidatos que estudaram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas na particular. 
Na edição do ProUni 2016/2 foram oferecidas 125.442 bolsas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. A maior oferta foi em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Administração, Direito e Pedagogia foram as graduações com mais oportunidades. O resultado saiu dia 14 de julho. Com informações do MEC.

0 comentários: