quarta-feira, 23 de julho de 2014

Vacina contra Hepatite A será oferecida a crianças de um ano


A partir deste mês, o Calendário Básico de Imunização Infantil passa a disponibilizar também a vacinação contra a Hepatite A. A vacina estará disponível nas unidades básicas de saúde, em dose única, para todas as crianças aos 12 meses de idade (ou até menores de dois anos). A novidade está sendo divulgada neste mês de julho, quando é lembrada a data mundial de combate às Hepatites Virais, no próximo dia 28.
Provocada por um vírus que causa inflamação no fígado, a doença é contagiosa, transmitida por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados. Nos últimos sete anos, foram registrados quase 3 mil casos da doença no Estado, sendo 153 em 2013 e 38 registros até julho deste ano. Não houve registros de óbitos por essa forma da doença. A vacina pode ser administrada concomitantemente com outras vacinas do calendário de rotina. Por ano, estima-se que mais de 130 mil crianças nessa faixa etária sejam imunizadas. A Secretaria Estadual da Saúde já recebeu do Ministério da Saúde as primeiras doses da vacina e realizou o envio às coordenadorias regionais, que estão distribuindo aos municípios – que, por sua parte, começarão a aplicação a partir do cronograma local definido por cada um.
A doença
As hepatites são doenças contagiosas que causam inflamação do fígado e são causadas por diferentes tipos de vírus: principalmente A, B e C. O tipo A ocorre com maior proliferação em locais com saneamento básico precário, pois se dá por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes que contenham o vírus (como frutas, verduras, frutos do mar, entre outros), ou ainda contato direto com utensílios contaminados (como compartilhamento de escova de dentes). O diagnóstico da doença é realizado por exame de sangue, no qual se procura por anticorpos. 
Prevenção
A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico, como por exemplo:
- Lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos;
- Lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;
- Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
- Não compartilhar utensílios pessoais;
- Evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios, para não comprometer o lençol d’água que alimenta o poço. Deve-se respeitar, por medidas de segurança, a distância mínima de 15 metros entre o poço e a fossa do tipo seca, e de 45 metros, para os demais focos de contaminação, como chiqueiros, estábulos, valões de esgoto, galerias de infiltração e outros.

0 comentários: