sexta-feira, 18 de julho de 2014

Renovação do cartão do SUS gera atraso em exames e consultas

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm que atualizar os dados cadastrais do Cartão conforme determinação do SUS. A medida adotada é uma orientação do Ministério da Saúde (MS), que pretende atualizar o seu banco de dados para facilitar o acesso às informações dos pacientes. 
A orientação do Ministério é que os municípios instalem o sistema CadSUS Web em todos os postos de saúde e também na Secretaria Municipal de Saúde, porém em Uruguaiana o recadastramento só é realizado no posto central, pois a secretaria alega não haver profissionais treinados para trabalhar no sistema nos postos. A situação gera transtornos e deixa pacientes sem atendimento. Diferente do que vem sendo afirmado pela secretária Saionara Marques, o paciente que não renovar o cartão não poderá consultar ou realizar exames. Ele é orientado a voltar no dia seguinte e fazer a renovação. 
O atendimento
Filas enormes se formam desde ás 5h. À esquerda se posicionam os pacientes que realizarão exames e que buscam atendimento na Saúde da Mulher. Poucas cadeiras, espaço limitado e pouca ventilação: é neste clima que crianças e adultos permanecem por horas até os funcionários cheguem, muitos sem nem mesmo dar bom dia e mudando todos os dias as regras de atendimento, como por exemplo, os documentos que precisam ser apresentados pelos pacientes. 
Do lado direito do saguão da Secretaria onde estão os pacientes que aguardam a renovação do Cartão, não é diferente. Dezenas de pessoas dividem bancos velhos, preenchem o corredor com a uma enorme fila e muitas vezes, depois de três horas de espera, são avisados de que o sistema não está funcionando. 
40 fichas são distribuídas por dia, 20 para cada turno de atendimento. Se a operacionalidade adotada for mantida, o recadastramento dos uruguaianenses será concluído em no mínimo 10 anos, já que Uruguaiana possui cerca de 140 mil habitantes. Além disso, os pacientes que realizaram o novo cartão no primeiro mês de atendimento estão tendo que voltar ao posto e passar mais uma vez pelo processo de recadastramento e isso porque a secretaria não estava carimbando o novo cartão até então. 
Outro problema enfrenta é quanto ao cartão das crianças. A apresentação do CPF é obrigatória, até mesmo para os bebês. Antes de ir ao posto fazer o recadastro é necessário solicitar o CPF do menor. 
A Prefeitura de Uruguaiana chegou a realizar mutirões para emissão do cartão, mas esqueceu logo na segunda semana.

0 comentários: