quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Trânsito na Ponte Internacional foi bloqueado por 12 horas


A Justiça determinou no fim da tarde de terça-feira, a liberação da ponte internacional que liga Uruguaiana a cidade de Paso de los Libres. Os manifestantes do setor calçadista realizaram bloqueio que durou 12 horas, permitindo apenas a passagem dos veículos de passeio. O protesto era contra os embargos argentinos e reuniu empresários e funcionários de empresas da região metropolitana. O deputado João Fisher do PP foi um dos articulares do bloqueio e recebeu várias críticas ao longo do dia. Os uruguaianenses não viram com bons olhos o protesto que trancou a ponte e impediu o bom andamento do transporte internacional. 
O bloqueio foi finalizado após decisão do juiz Aderito Martins Nogueira Júnior, da 2ª Vara Federal. O magistrado considerou que a manifestação teria ultrapassado os limites de legitimidade. “O direito de protesto, ao ser exercido mediante bloqueio de rodovia federal e do tráfego de caminhões, acaba atingindo frontalmente o direito de ir e vir que, no âmbito do território nacional, a todos é assegurado pela Constituição da República”, sustentou. Em caso de descumprimento da medida, o juiz não descartou “o uso de força policial”.
Desde agosto, os sapatos produzidos no Brasil e exportados para a Argentina estão parados por falta de licenças de importação. Conforme os calçadistas, 600 mil pares estão parados na aduana, e 1 milhão aguardando embarque, causando prejuízo de R$ 60 milhões.

0 comentários: