terça-feira, 29 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde faz campanha de prevenção ao câncer bucal

A secretaria de Saúde realizou atividades de prevenção ao câncer bucal em sua unidade móvel na frente do Posto de Saúde Central. A atividade foi chamada de Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, e aconteceu durante todo o dia de ontem, em comemoração ao Dia Nacional do Dentista, e atendeu mais de 80 pessoas. Em 2012 foram 116 atendimentos, dos quais 25 pacientes foram encaminhados para biopsia e três foram diagnosticados com câncer de boca. Os pacientes que não apresentaram lesão, foram orientados a fazer o auto exame anualmente e procurar o dentista regularmente.
Desde o ano 2008, mais de 60 casos de câncer bucal foram diagnosticados e tratados. Os últimos óbitos foram registrados entre os anos de 2004 e 2008, período no qual 17 pessoas morreram vitima da doença. A dentista Doris Delgado Mascia, da secretaria de Saúde, diz que o número diminui gradativamente em função conscientização da população que elevou a procura por estes profissionais.
O câncer de boca ocupa a 6ªposição em incidência entre homens, e a 15ª posição nas mulheres, estando em 9º lugar na taxa de mortalidade.
As causas principais da doença são o tabagismo, o hábito do chimarrão em temperatura elevada, o consumo contumaz de bebidas alcoólicas, e em trabalhadores rurais que, expostos excessivamente ao sol, adquirem o câncer nos lábios.

0 comentários: