quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Painel - Ed. 2190

Ecoponto
Na quinta-feira, foi carregada mais uma carreta de pneus inservíveis que estavam depositados no Ecoponto, localizado no antigo DNER, na União das Vilas. O material será enviado para cidade de Araucária, no estado do Paraná.

Galpão de Triagem
O prefeito Luiz Augusto Schneider entregou a presidente da ACLAN - Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza, Maria Tugira da Silva Cardoso, cópia do Decreto nº. 378/2013, pelo qual a Prefeitura desapropria gleba de terra onde será construído um galpão de triagem.

IPTU 2013
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa aos contribuintes que no dia 10 de OUTUBRO vencerá a 9ª. parcela do IPTU 2013. Informações na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, na rua Santana, n° 2467 (antigo Fórum), ou acesse o site www.uruguaiana.rs.gov.br 

Tributo I
Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do SESC e promovido pela Associação dos Basqueteiros, acontecerá neste sábado, a partir das 20h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, o show Tributo aos Anos 60. A Associação dos Basqueteiros é formada por uruguaianenses, que na década de 60 disputavam jogos de basquete representando as escolas onde estudavam, principalmente no Dom Hermeto, Instituto Metodista União e Colégio Marista Sant’Ana. Atualmente aqueles adolescentes atletas dos anos 60 em Uruguaiana, estão espalhados em inúmeros municípios gaúchos e em outros estados. São médicos, empresários, professores universitários, advogados, etc. 

Tributo II
Estarão reunidos numa só banda, músicos que atuaram nos diversos conjuntos de baile dos anos 60: Hi-Fi, Os Mugs, Os Zumbis, Sambeat, Brazilian Jazz, Gemini 7 e outros. O repertório passará por músicas dos Beatles, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Leno e Lilyan, Credence, Los Iracundos e Los Angeles Negros, além de outros nomes que marcaram o cenário artístico musical dos anos 60. No palco estarão os músicos Valdir Santana, Kako, Chico Alves, Jorge André Brittes, Oristela Alves, Enio Rodrigues, Valceu, Cleber, Miranda, João Quintana e Nilton Rosa. Não haverá cobrança de ingressos.

Trânsito I
Na quarta-feira, em frente ao Palácio Rio Branco, o prefeito Luiz Augusto Schneider, participou da abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito em Uruguaiana. Também, estiveram presentes ao ato: o vereador Irani Coelho Fernandes; a vice-prefeita, Neraí Santos Kaufmann; o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado; o Cônsul do Brasil em Paso de los Libres, Lucas Lage Brandão; o comandante da Brigada Militar, Tenente-Coronel Roberto Ortiz Pereira; o comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Valdinei Rosa; o diretor do Sest/Senat, Eder Dalberto; o administrador d o Hospital Santa Casa de Caridade, Geovane da Silva Cravo; o presidente do Comitê da Operação Balada Segura, Paulo Rosa Woutheres, e demais autoridades e convidados.

Trânsito II
Programação da Semana Nacional de Trânsito:
22/9 - 16h - Passeio Ciclístico (dia sem veículo), seguido de blitz educativa Balada Segura;
23/9 - 9h - Palestra educativa na Escola Municipal Cabo Luiz Quevedo;
24/9 - 9h30min e 14h30min - Blitz com ICM e Brigada Militar; 
25/9 - 21h - Operação Balada Segura.
Durante toda semana, visitas as escolas da rede pública (municipal - estadual) e privada do município realizando palestras e orientando os alunos sobre o trânsito e fazendo referência sobre a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito. Informações com Jeckson Guarche - (55) 9641-6806-8432-8320.

Veterinária I
Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, participaram da I EMBRACRIO (Encontro Minitube sobre Biotecnologia da Reprodução Aplicada à Raça Crioula) que aconteceu nos dias 14 e 15 na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O encontro teve palestras de pesquisadores renomados do Brasil, Estados Unidos e Europa e teve como objetivo discutir a aplicação das biotécnicas da reprodução de cavalos da raça crioula. Os temas abordados foram Fisiologia da Reprodução, Ultrassonografia, Endometrite, Transferência de Embriões e uso do sêmen Resfriado e Congelado na Inseminação Artificial.

Veterinária II
Segundo o aluno Giovane Carloto, as palestras foram interessantes pois buscaram alternativas para melhorar os índices reprodutivos da raça. O acadêmico também destaca que a participação em eventos externos complementa a formação acadêmica. O evento também teve apresentação de trabalhos científicos, como o Mini Percoll e Swim up como métodos de seleção espermática aplicado ao sêmen congelado do cavalo crioulo dos acadêmicos Giovane Carloto, Aline Moysés, Natan Carvalho, Cecília Machado e Daniele Missio. A acadêmica Aline Moysés apresentou os resultados de experimentos conduzidos no Biotech (Laboratório de Biotecnologia da Reprodução do campus Uruguaiana) que visam melhorar a utilização do sêmen equino congelado. O trabalho foi orientado pela professora Daniela Brum.

Fadisma
Em seu gabinete, o prefeito Luiz Augusto Schneider manteve audiência com o Coordenador-Geral da Faculdade de Direito de Santa Maria – Fadisma, Carlos Norberto Belmonte Vieira e o Coordenador de Cursos, Ricardo Xavier Coelho. Na pauta foi debatida a possibilidade de instalação de um Curso de Direito em Uruguaiana. A proposta foi muito bem aceita pelo coordenador-geral da Fadisma, que prometeu encaminhar para seu departamento técnico, o estudo de viabilidade de implantação deste curso em Uruguaiana.

0 comentários: