quinta-feira, 4 de julho de 2013

Festa Junina no Horto reverencia a riqueza do Folclore Brasileiro















A Escola a Nossa Senhora do Horto realizou no dia 22 de junho, sábado, sua Festa Junina que, neste apresentou o Tema: Crenças e Mito Brasileiros. Alunos, Professores, Família e Comunidade prestigiaram o ambiente Caipira com suas brincadeiras, degustaram as iguarias oferecidas pela praça de alimentação e tiveram a oportunidade de assistir ao show dos alunos preparados pela Profª de dança, Ariadine Barbosa, pelo Prof de capoeira Robison Alves, e pelas professoras dos diversos níveis, dentro da abordagem temática contextualizada em cada item apresentado. 

A apresentação artística revelou-se uma grande aprendizagem sobre as manifestações do nosso riquíssimo folclore, sabendo que o Brasil possui uma cultura pautada pela diversidade oriunda de sua formação étnica. São manifestações culturais dos portugueses, africanos, e indígenas, através da música, dança, lendas, crenças e mitos, que na festa, foi entrelaçado e expressa pelos alunos do Horto.

Com um jeito colorido e gracioso foram apresentados vários números artísticos: a Educação Infantil mostrou os mitos que assustam o imaginário infantil e o casamento na roça; os 1º anos, o Espantalho Brincalhão, figura alegórica que encanta os milharais; os 2º anos apresentaram a lenda da rainha Sereia com muita graça; os 3º anos , a Festa do Candonblê, em respeito á tradição africana ; os 4º anos, a lenda do Boto cor-de-rosa, uma homenagem à Amazônia; o 5º anos, Bumba meu boi, com a alegoria típica do boi, sempre presente nas festas juninas; as turmas 61 e 62, os barulhos que causam espanto à noite e a dança das fitas; as turmas 71 e 72 brilharam com o humor ao realizar “o verdadeiro casamento na roça”. Já o encerramento esteve lindíssimo, com a apresentação da dança Maculelê coreografada pelos finalistas da turma 81 e cantada pelo Prof. Robison. O Horto deu uma lição sobre folclore. Parabéns a todos os que se empenharam para que a festa fosse de alta qualidade.

0 comentários: