sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Painel

Gagá 
Comentário de um transeunte, no centro da cidade: “olha meu amigo: o Velhinho tá gagá. Primeiro, falou em programa de televisão, no horário político, que não há desemprego em Uruguaiana. Depois, em outro programa, ficou falando que a saúde, em Uruguaiana, é a melhor que existe no mundo. Para completar, disse que aqui se aplica quase 30% do orçamento em saúde. Agora, por fim, disse que indicava para seu sucessor o empresário que ele colocou na Secretaria da Saúde, no Planejamento e no Hospital...” 

Candidato
Afinal, contra quem concorrem Kiko Barbará, Mauro Brum, Lourival Gonçalves, Maria de Lourdes? Contra o indicado Luiz Augusto ou contra o outro aquele que ocupa todos os espaços publicitários dos programas políticos do PSDB e aparece em todos os impressos publicitários do mesmo partido?

Uruguaiana
Surtiram efeito as denuncias de que, em Uruguaiana, as regras parecem não surtir muito efeito na fiscalização. Haviam inúmeras propagandas afixadas até mesmo em diretórios, sem o n.º do CNPJ do candidato, mas os cartazes continuam sendo usados. O CIDADE denunciou que, além disso, propagandas colocadas sobre bens pertencentes ao patrimônio público continuava sendo uma prática usada por vários candidatos, ainda que proibida pela lei, para que não “caissem” com o vento. Na última segunda-feira, dizem, funcionários da Justiça Eleitoral andavam colhendo material assim colocado em toda a cidade. 

Som
Da mesma forma, há muitas denúncias sobre a desobediência à legislação eleitoral, que proíbe som alto perto de repartições públicas, hospitais e escolas, entre outras. Agora o volume anda no limite tolerável pelos ouvidos e pela legislação, e perto dos locais indicados, o volume baixa, quase sumindo. É só cuidar que vai andar. 

Politização 
Os gaúchos são autoproclamados os mais politizados do Brasil. A cada eleição que passa, no entanto, parecem demonstrar exatamente o contrario. Não gostam, ou tem medo, de manifestar as suas preferências eleitorais, muito menos de expressar suas ideias. Não é só a elite econômica e a cultural; são todos. Portar, nos veículos, propaganda de algum candidato é raro. Mas proliferam adesivos do Conrad, do BBVA, e outros, que indicam a presença do gaúcho no balneário de Punta Del Este. 

Lição 
O atual Prefeito deu uma lição nos candidatos oposicionistas ao seu cargo. Ironizou que todos elogiam sua administração, mas que ele tem só um candidato, o oficial. É a resposta à estratégia de todos os candidatos de oposição de não “bater” na atual administração. Ninguém se lembrou, até o momento, de pedir ao atual ocupante do Palácio prefeitural, a edição de um jornal, nos moldes do que produziu quando assumiu o Governo, há quase 8 anos, mostrando a situação do município. Quanto deve (AESul, precatórios, desapropriações, fornecedores, etc.), o que foi feito, o que deixou de ser feito. Medidas excepcionais, como concessões (a lancheria do Parcão foi, realmente, concedida? Para quem? Por quanto?). 

Meia volta, volver 
Com o início do horário eleitoral gratuito, o ex-assessor de imprensa do município, Rubens Montardo, que estava “em desgraça”, e jogado na direção de um Museu inexistente, voltou à baila e está de novo no estado-maior da Administração. Com auxiliares sem grandes luzes, porque não gosta de concorrência, Felice foi obrigado a chamar de volta o assessor proscrito. 

Urnas 
As urnas eletrônicas não vão poder ser emprestadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até julho de 2013, em razão do pleito eleitoral deste ano e também porque vão passar por processo de modernização, o que vai garantir o uso permanente dos equipamentos. A informação foi divulgada ontem (29), em nota oficial, pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). De acordo com o presidente do colégio, a Justiça Eleitoral, “tradicionalmente, cede urnas eletrônicas para uso de entidades de classe e mesmo de governos estrangeiros”. Durante o período de atualização das urnas, “os protocolos serão aplicados apenas quando não representarem risco à garantia eleitoral dos cidadãos”. Na nota, o presidente Villas Boas ressaltou que a atualização, que será feita até meados de 2013, vai gerar economia ao país e garantirá “o reaproveitamento dos equipamentos, antes condenados pela modernização dos sistemas”, evitando-se, portanto, o acúmulo de lixo tecnológico. 

Aumento 
Nas eleições municipais de 2012, serão eleitos 10,4% mais vereadores que em 2008. O aumento no número de vagas nas câmaras de Vereadores se deve à Emenda Constitucional de nº 58, aprovada pelo Congresso Nacional, e que resultou em 5.390 novas cadeiras nos legislativos municipais. A emenda modificou a fórmula de cálculo da quantidade de vagas nos legislativos municipais e estabeleceu que, agora, elas variam de nove cadeiras para cidades com até 15 mil habitantes até 55 cadeiras para municípios com mais de 8 milhões de pessoas. Pelo novo cálculo, apenas cinco municípios tiveram reduzido o número de vereadores que serão eleitos, enquanto 1.695 aumentaram o número de cadeiras. De acordo com o Censo 2010, o País tem 5.564 municípios. Quer dizer, o aumento foi de quase um vereador por cidade.

3 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

hiiiiiiiii !!! tô achando que esta camlanha do contra não vai dar em nada ....
na minha humilde opinião nenhum partido está querendo de verdade a prefeitura, do contrário teriam escolhido candidatos de mais fundamento. Sem contar os candidatos a vereadores e vereadoras, nunca vi tanta gente tão sem expressão na comunidade ...
e os vice então ..... FALA SÉRIO !!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Na verdade acho que nenhum partido está querendo a prefeitura, do contrário teriam escolhido candidatos de mais fundamento. Quanto aos vereadores nem se fala, nunca vi tanta gente sem expressão, parece de propósito prá continuar a mesma panela na câmara. E os candidatos a vice então .... FALA SÉRIO !!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

ADOREI A IDÉIA !!!!!!!!

CAMPANHA: VOCÊ SUJA MINHA CIDADE, EU SUJO SUA CARA.

Escrito por: admin
|

29 de Agosto de 2012
|

Postado em:

Politica
Todas

CAMPANHA: VOCÊ SUJA MINHA CIDADE, EU SUJO SUA CARA.

Os candidatos à eleição estão sujando a sua cidade com panfletos, cartazes e cavaletes? Dê o troco sujando a cara deles! VOCÊ SUJA MINHA CIDADE, EU SUJO SUA CARA.

“Você suja minha cidade, eu sujo sua cara”. Com esse slogan, o movimento “Sujo sua cara”, criado por três gaúchos em 2010, ganha cada vez mais adeptos, e já se pode ver pelas ruas cavaletes de candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano rasurados com chifrinhos e afins.

Veja aqui a pagina deles no Facebook

O objetivo de ver as cidades mais limpas já tem sido alcançado. Segundo o grupo, em Porto Alegre nota-se uma redução significável da quantidade de cavaletes na rua.

Para quem julga tal atitude como vandalismo, o trio ressalta que as intervenções devem ser feitas apenas em material irregular, como definido pela Lei 9504. Ou seja, aquele que obstrua a passagem de pedestres; dificulte a visão de motoristas; cartaz colado sem permissão do proprietário do imóvel; santinho jogado no chão e cavalete na rua entre as 22h e 6h.

É importante ressaltar que o Sujosuacara:

- Não apoia o vandalismo gratuito e exagerado.
- Considera alvos de “intervenção artística” os materiais dispostos de forma irregular (local/horário impróprios, vide Lei 9504)
http://arapotionline.com.br/noticias/wp-content/uploads/2012/08/Screen-shot-2012-08-29-at-10.42.22.png