terça-feira, 28 de agosto de 2012

Painel

Horário político 
Começou na última terça-feira (21) a propaganda eleitoral no rádio e na televisão para as eleições municipais deste ano. Os programas serão veiculados obrigatoriamente em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes que possuírem emissoras. O horário eleitoral vai até o dia 4 de outubro (na quinta). A propaganda dos candidatos a prefeito e vice será veiculada às segundas, quartas e sextas das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão. Já a propaganda de quem concorre a vereador vai ocorrer às terças, quintas e sábados, nos mesmos horários, segundo o fuso de Brasília. Além das duas inserções de meia hora, partidos e coligações terão direito também a comerciais curtos ao longo da programação diária dos veículos, sem horário fixo.

Regras
Pela lei, são proibidas propagandas que degradem ou ridicularizem candidatos. A peça também não pode usar "meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais". Cabe à Justiça Eleitoral decidir sobre esses casos, quando provocada por meio de representações e reclamações. As sanções variam, e vão desde a perda do direito de veicular propaganda a multas de valores variados. A propaganda eleitoral deve sempre mencionar o partido e será feita na língua portuguesa. Na propaganda para prefeito, a coligação deve informar as siglas de todos os partidos que a compõem. O nome do candidato a vice também deve aparecer, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 10% do nome do titular. Na propaganda para vereador, cada partido deve usar apenas a sua sigla sob o nome da coligação.

Uruguaiana
Por aqui, as regras parecem não surtir muito efeito na fiscalização. Tem inúmeras propagandas afixadas até mesmo em diretórios, sem o n.º de CPF do candidato, mas os cartazes continuam sendo usados. Além disso, propagandas colocadas sobre bens pertencentes ao patrimônio público, vedado a sua utilização, continua sendo usado por vários candidatos para que não “caiam” com o vento. Mas é proibido...

Som
A legislação eleitoral proíbe som alto perto de repartições públicas, hospitais e escolas, entre outras. Contudo, tem partidos e políticos que, por falta de fiscalização, estão se lixando para a ordem. Perto de escolas, passam com o volume de seus carros de som, lá em cima, atrapalhando aulas. Quem quiser conferir, é só ir até as imediações do Colégio do Horto.

A Grande Familia
Ninguém entendeu, até agora, a participação, na propaganda veiculada em cartazes, “banners” e “santinhos” pelo PSDB, do Prefeito e da Primeira Dama do município, que cumula as funções com as relativas à Secretaria de Assistência Social. Nem, também, a participação solitária do Prefeito no primeiro programa de TV do PSDB, no horário gratuito.

“Eu sou o Deus que caminha sobre a face deste planeta”. A frase é de Gene Sommons, delirante baixista da banda Kiss, falando como ele se sente no palco aos 62 anos. Aos incautos poderia soar como proferida por alguém aqui dos pagos.

Marte
Provável influência dos primeiros contatos com o planeta Marte, apareceu gente na televisão, dizendo que Uruguaiana não estava enfrentando problema de desemprego. Puxa vida! A população da cidade está diminuindo e nem as pessoas que tinham obrigação de saber o motivo, parecem desconhecê-lo.

Saúde
Pelo menos dois dos candidatos de oposição à Prefeitura da cidade vão bater forte na situação da saúde em Uruguaiana. Mesmo com a montagem de uma estrutura física considerável para algumas situações, os oposicionistas entendem que faltou tino administrativo, despreendimento e magnanimidade para o Prefeito que, por uma briga com os médicos, deixou inativas algumas unidades fazendo com que a população tenha de sair de Uruguaiana para fazer tratamento ou realizar alguns tipos de procedimento. A homenagem que os vereadores aprovaram, por unanimidade, ao médico Fábio Motta, já seria fruto desse entendimento.

Largada
Saem forte, pelo menos no visual e na quantidade de propaganda disponível, as campanhas das coligações que abraçam as candidaturas de Schneider e Mauro Brum, respectivamente. Enquanto os oposicionistas do PMDB acreditam no forte apelo popular de Kiko Barbará, que teve expressiva votação nas últimas eleições, os do PDT, de Lourival e do PT, de Maria de Lourdes, confiam no trabalho das respectivas militâncias, de grande tradição em nosso Estado.

Mensalão
Guidoneada pelos ecos do “Mensalão”, a editoria do CIDADE inicia campanha pelo voto bem dado, nesta edição. No rastro de diferentes campanhas veiculadas na mídia pelo próprio TSE, OAB nacional e outros meios de comunicação, nosso jornal prega um voto contra a desonestidade, a corrupção e a prepotência. Um voto a favor de Uruguaiana, um voto bem dado, um voto limpo.


Possibilidades
Vai ser uma das eleições mais duras, mais difíceis para a Câmara de Vereadores, em todos os tempos. Dos atuais vereadores, oito (todos homens) concorrem à reeleição, com boas campanhas e boas chances de vitória, já que Kiko Barbará e Mauro Brum são candidatos a Prefeito e a única mulher em exercício na vereança, Neraí Kauffmann, concorre à Vice-Prefeita. Por fora, muitos candidatos novos, com bom trabalho e presença nas bolsas de apostas.

Mudanças
Da cúpula que ressuscitou o atual Prefeito em 2000 (tinha feito menos de 3 mil votos para deputado em 1998), Sanchotene Felice, não tem mais ninguém no comando da candidatura oficial. Ou Schneider já tem uma ingerência maior do que se imagina na campanha, ou o desgaste do poder afastou a antiga companheirada.

3 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

O véio tá apresentando o poste pra vocês votarem e ponto final.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Nossa, era meio obvio, mas ninguém tinha falado sobre isso, quando vi as primeiras propagandas pela tv, tive a mesma impressão, exatamente isso que o CIDADE postou, espero que o resto de nossos Uruguainenses tenham também tido a mesma impressão.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Engraçado que quando lá estiveram nada fizeram!!! As filas até para pegar ficha no postão central (do lado de fora) com chuva ou frio eles não lembram de falar ... a saúde foi sim bem pior do que esta que agora se apresenta, mas é pensar colorido que esses que se apresentam como salvadores da pátria vão fazer alguma coisa!!! Felizmente o povo não tem memória curta não senhor candidato! Fato este que se comprovou nas 2 últimas eleições .... Felice foi o primeiro prefeito REELEITO , PELA MAIORIA DOS VOTANTES DE URUGUIANA E ESSE FATO VC`S VÃO TER DE ENGOLIR POR MUITO TEMPO !!!! De palhaço não temos nada não !!!! Infelizmente daquelas antigas administrações só ficaram as lembranças para quem tem é claro, pois hoje temos a internet como aliada para o povo ver,gravar e rever suas declarações e balelas eleitoreiras!!!! Aperto de mãos e acenos com fotos pra que? Fai fazer alguma diferença na prática? ...Desculpa pelo desabafo mas é de uma cidadão indignado com tamanha cara de pau e cinismo!!!!